Levando o direito financeiro a sério: a luta continua
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PDF - p.1-16
PARTE 1 – Receitas Públicas e Federalismo Fiscal
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01 - Transferências voluntárias geram desequilíbrio federativo
PDF - p.17-22
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02 - Reformular o FPE para adequar o federalismo fiscal
PDF - p.23-27
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03 - Desafios federativos precisam ser vencidos para acabar com a falta d´água
PDF - p.28-34
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04 - Benefícios fiscais, partilha de receitas e a “súmula-fantasma” do STF
PDF - p.35-40
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05 - A delação da JBS, o BNDES, as salsichas e a promiscuidade nas relações financeiras
PDF - p.41-46
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06 - Colapso financeiro leva ao caos social e à intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro
PDF - p.47-52
PARTE 2 – Despesas e Políticas Públicas
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07 - Nem só com royalties se melhora qualidade da educação
PDF - p.53-58
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08 - Saúde não precisa só de dinheiro, mas de boa gestão
PDF - p.59-64
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09 - Financiamento da segurança pública precisa de atenção
PDF - p.65-68
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10 - Afinal, quanto custou a Copa do Mundo para a sociedade brasileira?
PDF - p.69-72
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11 - O Direito Financeiro pode ser a solução para os sem-teto
PDF - p.73-76
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12 - Maioridade penal, os 25 anos do ECA e o Direito Financeiro
PDF - p.77-82
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13 - Solução para a crise carcerária tem significativo reflexo orçamentário
PDF - p.83-88
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14 - Recursos são fundamentais para garantir o direito das pessoas com deficiência
PDF - p.89-94
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15 - Relação das mulheres com o dinheiro precisa ser desmitificada
PDF - p.95-100
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16 - Universidades públicas agonizam pela falta de recursos
PDF - p.101-104
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17 - É preciso transparência no sistema tarifário e de subsídio do transporte coletivo
PDF - p.105-110
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18 - Direito financeiro tem responsabilidade nos avanços da proteção ao trabalhador
PDF - p.111-114
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19 - Aumento da violência leva a retrocesso nas prioridades orçamentárias
PDF - p.115-120
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20 - Museu queimado expõe a incompetência dos “bombeiros de gravata”
PDF - p.121-126
PARTE 3 – Planejamento, Orçamento e Gestão
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21 - Planos de governo são essenciais para a escolha do próximo presidente
PDF - p.127-134
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22 - Planejamento municipal precisa ser levado a sério
PDF - p.135-138
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23 - Descaso com o planejamento deixa o país sem rumo
PDF - p.139-144
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24 - Poder Judiciário: 2014 é o ano do planejamento estratégico
PDF - p.145-150
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25 - LDO é instrumento eficiente para a administração pública
PDF - p.151-154
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26 - Decisões financeiras fundamentais são tomadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias
PDF - p.155-160
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27 - No primeiro ano de mandato, não se cumprem promessas
PDF - p.161-164
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28 - No fundo, protestos envolvem questões orçamentárias
PDF - p.165-168
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29 - E o ano começa sem a aprovação do orçamento federal
PDF - p.169-172
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30 - Um ano depois, fica a pergunta: quem pagou a conta dos protestos de junho?
PDF - p.173-176
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31 - Vivemos no país das finanças públicas mal-assombradas
PDF - p.177-182
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32 - O Direito Financeiro precisa ser levado a sério, e 2015 começou mal
PDF - p.183-188
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33 - Orçamento não pode mais ser uma peça de ficção
PDF - p.189-194
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34 - Vereador não pode apenas homologar a Lei Orçamentária
PDF - p.195-198
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35 - Parlamentar pode, sim, propor lei em matéria financeira
PDF - p.199-202
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36 - Poderes não são independentes sem autonomia financeira
PDF - p.203-206
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37 - Vinculações orçamentárias não são a panaceia dos problemas
PDF - p.207-210
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38 - Natal é tempo de correr com a execução orçamentária
PDF - p.211-214
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39 - O final de ano, as dívidas e os “restos a pagar”
PDF - p.215-218
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40 - Emendas ao orçamento e o desequilíbrio de Poderes
PDF - p.219-222
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41 - Durante as eleições, pense bem para quem vai entregar a chave do cofre
PDF - p.223-226
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42 - Hora é de “apertar o cinto” e contingenciar gastos
PDF - p.227-230
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43 - Orçamento impositivo é avanço para administração
PDF - p.231-234
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44 - Aprovação do “orçamento impositivo” é insuficiente para dar credibilidade à Lei Orçamentária
PDF - p.235-240
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45 - Crise econômica pode criar “orçamento recurso-zero”.
PDF - p.241-244
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46 - Flexibilidade orçamentária deve ser usada com moderação
PDF - p.245-250
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47 - Uso político dos instrumentos de Direito Financeiro deve ser combatido
PDF - p.251-254
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48 - Não falta dinheiro à administração pública, falta gestão
PDF - p.255-258
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49 - Responsabilidade orçamentária precisa de melhorias
PDF - p.259-262
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50 - Direito Financeiro precisa avançar, e a hora é agora
PDF - p.263-268
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51 - É preciso ter cautela e transparência para debater a reforma da Previdência
PDF - p.269-274
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52 - Que venha 2017, e traga boas notícias para o Direito Financeiro
PDF - p.275-280
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53 - O “mecanismo orçamentário” nem os caminhoneiros conseguem parar
PDF - p.281-286
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54 - Pautas-bomba ameaçam explodir o orçamento de 2019
PDF - p.287-292
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55 - O novo presidente e o direito financeiro: o que podemos esperar?
PDF - p.293-298
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56 - Uma facada na “caixa-preta do sistema s” em defesa da universalidade orçamentária
PDF - p.299-304
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57 - Novos governos, novas esperanças de avanços no Direito Financeiro
PDF - p.305-310
PARTE 4 – Fiscalização Financeira e Orçamentária
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58 - Controle interno mostra sua força no combate à corrupção
PDF - p.311-316
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59 - Tribunais de Contas são os guardiões do dinheiro público
PDF - p.317-322
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60 - Corrupção na Petrobras precisa ser apurada com rigor pelo TCU e CGU
PDF - p.323-328
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61 - Julgamento das contas do governo precisa ser feito com rigor
PDF - p.329-334
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62 - Julgamento do TCU que reprovou contas do governo entrou para a história do Direito Financeiro
PDF - p.335-338
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63 - “PEC do padrão mínimo” vai aperfeiçoar Tribunais de Contas
PDF - p.339-344
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64 - Supremo gera polêmica ao decidir sobre julgamento de contas de prefeitos
PDF - p.345-350
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65 - Combate à corrupção marca uma nova república em construção
PDF - p.351-358
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66 - Moralização da administração pública: chegou a vez dos Tribunais de Contas
PDF - p.359-366
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67 - Discutindo a relação entre o Poder Judiciário e os Tribunais de Contas
PDF - p.367-370
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68 - Devolvam nosso dinheiro: guerra contra a corrupção vence mais uma batalha
PDF - p.371-376
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69 - OAB finalmente vai prestar contas: decisão do TCU corrige erro histórico
PDF - p.377-384
PARTE 5- Dívida Pública e Responsabilidade Fiscal
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70 - Carnaval financeiro: contas “maquiadas” não vão tornar nosso país mais bonito
PDF - p.385-390
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71 - Atenção caro leitor, pedalar faz mal à saúde!
PDF - p.391-394
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72 - Acabar com a meta de superávit é irresponsabilidade fiscal
PDF - p.395-400
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73 - Irresponsabilidade fiscal ainda persiste, 15 anos após a publicação da lei
PDF - p.401-404
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74 - Cuidado, pedalar pode dar cadeia!
PDF - p.405-410
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75 - BNDES tem o dever de colaborar com a transparência dos gastos públicos
PDF - p.411-416
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76 - No samba dos precatórios, quem dança são os credores!
PDF - p.417-422
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77 - Agressões ao Direito Financeiro dão razões para o impeachment
PDF - p.423-428
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78 - Desrespeito ao Direito Financeiro afastou Dilma do cargo de presidente
PDF - p.429-432
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79 - Refinanciar dívidas nada mais é do que postergar problemas
PDF - p.433-438
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80 - Crise leva as finanças públicas ao “estado de calamidade”
PDF - p.439-442
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81 - Teori Zavascki, o Supremo Tribunal Federal e a responsabilidade fiscal
PDF - p.443-448
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82 - Um salve pela recuperação financeira do estado do Rio de Janeiro!
PDF - p.449-454
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83 - Devo, não nego: o Direito Financeiro e o dilema da dívida pública
PDF - p.455-460
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84 - O governo também te deve? Escolha a fila e entre nela!
PDF - p.461-466
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85 - Recuperar as finanças públicas em frangalhos é o desafio para 2018
PDF - p.467-472
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86 - Em casa onde falta pão, todos brigam e ninguém tem razão
PDF - p.473-478
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87 - Alívio para prefeitos compromete responsabilidade fiscal
PDF - p.479-482
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88 - 2015: o ano de triste memória para o Direito Financeiro que não quer terminar
PDF - p.483-488