
Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação
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Capítulos
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01 - Educação Fora da Caixa: Um Estudo de Caso da Rede de um Movimento de Inovação na Educação
PDF - p.23-52
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02 - Realidade Aumentada para a Inovação na Educação Universitária: Potencialidades e Desafios
PDF - p.53-68
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03 - Reações Corporais e Expressões Faciais na Aprendizagem: Projetos na Amazônia Brasileira
PDF - p.69-84
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04 - Abordagens Formal e não Formal nas Práticas de Educação Sobre Desastres e Ameaças Naturais
PDF - p.85-100
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05 - Aprendizagem Baseada em Jogos: Um Case do Grupo de Pesquisa Via
PDF - p.101-114
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06 - O Jogo da Língua: Games de Morfossintaxe
PDF - p.115-132
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07 - O Uso da Criatividade na Busca do Autoconhecimento de Nossa Essência Sagrada
PDF - p.133-154
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08 - Pensar: Projetar: Fabricar
PDF - p.155-166
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09 - Ensino do Empreendedorismo: Benefícios e Desafios
PDF - p.167-180
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10 - Educação Empreendedora: O uso da Criatividade na Formação do Profissional do Século XXI
PDF - p.181-96
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11 - A Educação Empreendedora como Pontes para Futuros
PDF - p.197-214
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PDF - p.215-228
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PDF - p.229-244
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14 - Benchmarking de Práticas Inovadoras na Educação Superior
PDF - p.245-258
A educação é o tema central, absolutamente relevante e determinante para o alcance de patamares de bem-estar superiores, culminando, em termos básicos, com o aumento da capacidade de discernir entre as diversas alternativas de escolha, ao dispor de cada um. Com o advento do uso intensivo da tecnologia, coloca-se ao alcance de todos que a utilizam um mundo de oportunidades, mormente àqueles que optarem pelo seu amplo aproveitamento. Nesse diapasão, a busca pela descoberta de alternativas metodológicas que favoreçam o processo de aprendizagem se revela apropriada e contemporânea. O esforço dos educadores em produzir comportamentos cada vez mais avançados e adaptados às tendências que devem sustentar a vida passa a ser um movimento de intermediação entre o saber sabido e explicitado com os aparatos e artefatos tecnológicos disponíveis, alcançando os aprendentes em sua plenitude. [...] A estabilidade é efêmera. Seus efeitos não podem se estender por períodos prolongados, sob pena de onerar demasiadamente a retomada, seja de processos produtivos ou qualquer atividade humana. É preferível e vital a criação de estados transitórios de desconforto, que, quando provocados e aproveitados, rendem a atualização e a valiosa contemporaneidade. É isso, elastecer a capacidade cognitiva, transformá-la em habilidades e renovar permanentemente esse processo deve ser o fator de alavancagem de bons resultados. Anacleto Angelo Ortigara Doutor em Engenharia de Produção – UFSC.
- Teixeira, Clarissa Stefani
- Lebler, Cristiane Dall’ Cortivo
- Souza, Márcio Vieira de
- Ortigara, Anacleto Angelo
- Silva, Renata Oliveira da
- Silva, Robson Santos da
- Spanhol, Fernando José
- Costa, Alexandre Marino
- Paxiúba, Carla Marina Costa
- Lima, Celson Pantoja
- Sobrinho, Marialina Corrêa
- Tomás, Lívia Rodrigues
- Londe, Luciana de Resende
- Pugliese, Lívia Louzada de Toledo
- Souza, Rayse Kiane de
- Fialho, Francisco Antonio Pereira
- Monteiro, Marilu
- Boulos, Daniela Moussa
- Pupo, Regiane Trevisan
- Pereira, Gabriela Slompo
- Willerding, Inara Antunes Vieira
- Lapolli, Édis Mafra
- Almeida, Cacilda Maria de
- Lima, Jaqueline Cristina
- Botelho, Lilian da Silva
- Bueno, Jefferson Reis
- Vitarelli, Mariana Marrara
- Noriler, Ida Luciana Martins
- Lima, Luciana Matos Santos
- Souza, Jamile Rodrigues de
- Pinto, Sonia Maria da Conceição
- Ribeiro, Silvar Ferreira
- Bresolin, Graziela Grando
- Prado, Gladys Milena Berns Carvalho do
- Boiani, Estela da Silva
- Freire, Patricia de Sá