Processos Psicossociais de Exclusão Social
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Pré-textuais
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PDF - p.1-8
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00 - Prefácio - Um Lamento Triste Sempre Ecoou
PDF - p.9-14
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PDF - p.15-24
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PDF - p.25-32
Capítulos
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PDF - p.33-46
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PDF - p.47-72
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PDF - p.73-88
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04 - O Papel do Conteúdo dos Estereótipos na Discriminação de Gênero
PDF - p.89-100
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05 - A Ameaça dos Estereótipos: A Interferência Social nos Processos Psicológicos
PDF - p.101-116
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06 - Estereótipos de Gênero na Escolha Profissional e de Carreira no Contexto Brasileiro
PDF - p.117-132
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PDF - p.133-152
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08 - O Negro no Espaço Escolar: Acesso, Dificuldades e Enfrentamento ao Racismo
PDF - p.153-172
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09 - Socialização Étnica de Professores
PDF - p.173-196
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10 - Normas Sociais e Morais, Desenvolvimento Cognitivo e Expressão do Racismo em Crianças
PDF - p.197-218
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11 - "Fez um Bom Proveito das Cotas”: Uma Análise da Relação entre Meritocracia e Racismo
PDF - p.219-246
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12 - Palavras-Tabu e Efeitos de Gênero na Leitura
PDF - p.247-262
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PDF - p.263-292
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14 - Ser Homem no Sertão: Identidades Sertaneja e Masculina em Universitários do Sertão Sergipano
PDF - p.293-320
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15 - As Marcas do Trabalho Doméstico
PDF - p.321-340
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16 - Aprender Inglês como Inclusão e Construção de um Novo Estilo de Vida na Velhice
PDF - p.341-362
Pós-textuais
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PDF - p.363-444
O livro “Processos psicossociais de exclusão social” traz dezesseis capítulos que fornecem uma análise diversa e integrada dos temas dos estereótipos, preconceitos, racismo e xenofobia. Os textos promovem discussões teóricas e agregam dados de pesquisa sobre os mais variados aspectos dos processos psicossociais envolvidos na exclusão social de minorias, também muito diversas. São estudados os estereótipos de “usuários” e “traficantes” de drogas, de mulheres e de negros, tais quais os que são veiculados nos livros didáticos, com destaque para aqueles que ameaçam a escolha profissional e a performance cognitiva. O racismo é analisado na infância, nas escolas e nas falas de professores, na sua relação com as ideologias, especificamente da meritocracia. O sexismo é estudado tanto em pesquisas quase experimentais, quanto em análises de conteúdo de palavras-tabu na leitura. A xenofobia dos brasileiros em relação a latino americanos é também investigada. Os estigmas do trabalho doméstico e a construção de identidades, regionais e masculina, são discutidos, e, por fim, a inclusão social de idosos e envelhescentes é promovida.
- Lima, Marcus Eugênio Oliveira
- França, Dalila Xavier de
- Freitag, Raquel Meister Ko.
- Menandro, Paulo Rogério Meira
- Sousa, Yuri Sá Oliveira
- Barreto, Luiza Hughes
- Mendes, Agnes Cristine
- Techio, Elza Maria
- Gonçalves, Rayane Araújo
- Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
- Conceição, Andreza Conrado
- Amorim, Ana Karolyne Florencio
- Pereira, Cícero Roberto
- Santos, Israel Jairo
- Santos, Erica Karine Santana
- Cerqueira-Santos, Elder
- Calixto, Raianne Silva
- Wachelke, João
- Carvalho, Daniela Melo da Silva
- Matos, Patrícia Modesto
- Santos, Joana dos
- Moreira-Primo, Ueliton Santos
- Silva, Khalil da Costa
- Lima, Izy Rebeka Gomes
- Oliveira, Yasmim Nascimento de
- Oliveira, Iara Andrade de
- Maia, Luciana Maria
- Lima, Tiago Jessé Souza de
- Pinheiro, Bruno Felipe Marques
- Menezes, Luara Carvalho Fontes
- Ribeiro, Jocenilson
- Souza, Charles Vinicius B. de
- Cruz, Noemia Alice Nery Lobão
- Porto, Maria Augusta Rocha
- Santos, Verônica de Barros