ISBN: 978-85-8039-119-0

Páginas: 118

Língua: Português

DOI: DOI 10.5151/9788580391190

Língua, Literatura e Ensino

Jarbas Vargas Nascimento, Micheline Mattedi Tomazi, Paulo Roberto Sodré


No exercício profissional escolar, são comuns indagações deprofessores, geradas por insegurança em trabalhar com metodologias e comestratégias de apoio, que beneficiem seu estudo e de seus alunos sobre discursoliterário, cuja materialidade linguística demanda do leitor, concomitantemente,conhecimentos de língua, de literatura e de outras áreas, tais como, a História,a Sociologia, a Filosofia, as Artes, a Psicologia, entre outras. Neste sentido,pesquisadores, professores e mesmo alunos têm levantado dúvidas sobre a maneiramais producente e eficaz de intervenção e organização nas práticas pedagógicaspara o ensino de língua e de literatura. Nesse viés pontual, os capítulos, queaqui se publicam, procuram, em primeiro lugar, atender àquelas indagações legítimas,e, por conseguinte, buscam promover a diluição das fronteiras entre língua,literatura e ensino, propondo leituras, discussões e análises de poemas das maisdiversas realidades históricas, culturais e ideológicas. Passamos, então, aapresentar o teor de cada estudo.