REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE UMA CULTURA CLÁSSICA
Moraes, Carlos Eduardo Mendes de
Resumo:
O ensino de uma Cultura Clássica busca ofertar subsídios para a formação do futuro profissional do ensino das línguas, dos estudos linguísticos e dos estudos literários. Está focado na compreensão de uma tradição que foi paulatinamente instituída por movimentos que emergiram de ações e de discursos passados e presentes, modificando-se, consolidando-se e colaborando para um diálogo – por um lado, constante, na continuidade e na renovação desse pensamento; por outro lado, tenso, pelas diferenças e pelos movimentos de negação que redundam na sua própria dinâmica – estabelecido em dois eixos tempo-espaciais. O primeiro, que trata da aproximação da civilização grega à latina (didaticamente, ambas representam um bloco denominado mundo antigo, todavia visualizado isoladamente de dentro de cada um dos dois impérios, cada qual, no seu apogeu, vendo-se como centro do mundo, ambos marcados por um tempo anterior ao advento do cristianismo). O segundo, parte delas para a civilização europeia na nova constituição panromânica e/ou não-românica (cindidas, em termos temporais, em medieval e moderna; e em termos espaciais, em ocidental e oriental), desaguando na anexação de novos pontos de vista produzidos a partir da integração dos demais continentes (em particular, para estas reflexões, da América) necessários para a leitura dos fenômenos que marcam essa trajetória dos estudos sobre esses registros escritos dos diversos tempos e espaços aí contidos.
27 downloads
DOI: 10.5151/9788580391190-0004
Referências bibliográficas
- ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. Poética clássica. São Paulo: Cultrix, 1995.
- BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CES 492/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf . Acesso em 20/06/2014, às 12:00.
- CÍCERO, M. T. Discurso contra Catilina. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/catilinaria.htm . Acesso em 20/06/2014, às 15:10.
- HOMERO. Ilíada. 3ª. Reimpressão. Trad. Manuel Odorico Mendes. São Paulo: Martim Claret, 2011
- HOMERO. Odisseia. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Abril, 2010.
Como citar:
MORAES, Carlos Eduardo Mendes de; "REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE UMA CULTURA CLÁSSICA", p. 49-58. Mulheres, linguagem e poder: estudos de gênero na sociolinguística brasileira. São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 9788580391190, DOI 10.5151/9788580391190-0004