LEITURA LITERÁRIA E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM
Terra, Ernani;
Resumo:
O presente capítulo se inscreve num quadro teórico que procura problematizar o ensino de literatura a partir do texto literário, tomando como referência o que propõem os Parâmentros Curriculares Nacionais (PCNs).
Capítulo:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9788580391190-0003
Referências bibliográficas
-
ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
ANJOS, Augusto dos. Eu: outras poesias. 31a. ed. Rio de Janeiro: 1971.
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa: volume único. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974.
BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. In: ____. Problemas de linguística geral I. 4a. ed. Campinas (SP): Pontes; Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995. [p. 284-293]
_____. A natureza dos pronomes. In: _____. Problemas de linguística geral I. 4a. ed. Campinas (SP): Pontes; Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995. [p. 277-283]
______ . O aparelho formal da enunciação. In: _____. Problemas de linguística geral II. Campinas (SP): Pontes, 1989. [p. 81-90]
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), Parte II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.
DIAS, Gonçalves. Canção do exílio. Apud: CANDIDO, Antonio; CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira I – Das origens ao romantismo. 5ª ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.
LUISELLI, Valeria. Rostos na multidão. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006. MÁRQUEZ, Gabriel García. Crônica de uma morte anunciada. 36a. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
MELO, Patrícia. Acqua toffana. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
PESSOA, Fernando. Obra poética: volume único. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1972.
TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. São Paulo: Contexto, 2014.
Como citar:
TERRA, Ernani;
"LEITURA LITERÁRIA E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM",
p. 37 -48.
In:
Língua, Literatura e Ensino.
São Paulo: Blucher, 2015.
ISBN: 978-85-8039-119-0,
DOI 10.5151/9788580391190-0003