ISBN: 9788580391763

Páginas: 206

DOI: 10.5151/9788580391763

Total de downloads: 857

Tecnologias da Informação e Comunicação na Segurança Pública e Direitos Humanos - Vol. 1

Márcio Vieira de Souza, Fernando José Spanhol, Giovani M. Lunardi, Giovani Mendonça Lunardi, Emerson Wendt, Fernando Henrique Borges Ferreira, Leandro Da Silva Dos Reis, Sônia Maria Dall’Igna


Baixar PDF Completo

40 downloads

Pré-textuais

Capítulos

As pesquisas apresentadas neste livro convergem, basicamente, na discussão de três temas fundamentais para a sociedade brasileira: segurança pública, direitos humanos e desenvolvimento de tecnologias da informação e de comunicação. A convergência desses temas segue a orientação de várias políticas públicas nacionais como ações estratégicas: a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), os programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), a criação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP) e a Matriz Curricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área da Segurança Pública.
Desse modo, é relevante a implementação de critérios qualitativos para a distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. No âmbito das políticas públicas de direitos humanos, vale ressaltar a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Por sua vez, em sua Matriz Curricular Nacional para ações formativas, a SENASP indica como uma das áreas temáticas de capacitação a área de comunicação, informação e tecnologias em segurança pública.
Essa indicação é corroborada no documento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que coloca como uma das ações mobilizadoras para o desenvolvimento tecnológico – e o crescimento econômico do Brasil até 2025 –, os investimentos estratégicos em tecnologias da informação e comunicação em sistemas de segurança pública. Com essas indicações e a convergência desses três temas – tecnologias da informação e comunicação (TICs); segurança pública; e direitos humanos –, esta obra descreve desde políticas públicas para o uso das TICs, bem como a utilização de tecnologias em áreas específicas da segurança pública, até a avaliação do próprio curso de curso de especialização que originou esta obra.