ISBN: 978-85-8039-090-2

Páginas: 119

DOI: DOI 10.5151/BlucherOA-Melconian

Modelagem Numérica e Computacional com Similitude e Elementos Finitos

Marcos Vinícius Melconian


A conformação mecânica é o processo utilizado para se obter peças através da compressão de metais sólidos dentro de uma matriz também conhecida como molde. A prensa é o tipo de máquina ferramenta que tem a capacidade de conduzir com precisão este tipo de atividade, transformando chapas metálicas ou blank, em produtos utilizados por diversas indústrias, tais como: automobilística, naval, aeronáutica, construção civil, entre outras. Por este motivo, tornou-se um símbolo da metalurgia e do processo de produção moderno.

Ao processo de conformação executado pelas prensas é dado o nome de estampagem. Nesta operação ocorrem: alongamento e contração do volume da chapa metálica nas três dimensões. A chapa, originalmente plana, adquire uma nova forma geométrica. Este é um processo fisicamente complexo e que muitas vezes necessita de um controle eficiente do fluxo de material para dentro de matriz para que as peças sejam estampadas com qualidade. O controle é realizado pela Força de Retenção que se origina no prensa chapas, nos freios de estampagem ou em ambos. Os freios de estampagem são normalmente aplicados quando é necessária uma Força de Retenção com alta magnitude. Determinar qual o valor apropriado para a Força de Retenção ideal é uma tarefa complexa e pode consumir muito tempo.

Com a intenção de estudar os principais parâmetros que influenciam na intensidade da Força de Retenção, este livro trás uma profunda abordagem teórica sobre o tema e apresenta uma teoria para se estabelecer uma equação para predição desta Força, utilizando a teoria de similitude com base de dados computacional gerada por simulação numérica pelo método dos elementos finitos.