INTRODUÇÃO

Melconian, Marcos Vinícius

Resumo:

As prensas, com a sua capacidade para conduzir com precisão as atividades de conformação metálica, tornaram-se um símbolo da metalurgia e do processo de produção moderno. É neste contexto que o freio de estampagem desempenha papel fundamental em determinadas operações de estampagem, em que grandes esforços de conformação mecânica estão envolvidos.

Para que determinadas peças sejam estampadas com qualidade, é essencial que o fluxo de material conformado no interior da matriz seja bem controlado. Neste contexto, são utilizados os freios de estampagem, também conhecidos como quebra-rugas ou Drawbead, um pequeno aparato localizado na superfície do prensa-chapas ou na borda da matriz, e têm a função de prover a força de retenção necessária para controlar o fluxo de material, diminuindo a possibilidade de rugas e avarias nas peças conformadas.

Determinar a força de retenção ideal para estampagem de determinadas peças muitas vezes é um processo demorado e custoso. Por este motivo, nas últimas décadas diversos pesquisadores vêm realizando estudos sobre este tema e propondo soluções numéricas para o cálculo da Força de Retenção.

Os trabalhos de Nine (1978), simulando o comportamento dos freios de estampagem em aços e ligas de alumínio, realizados experimentalmente nos laboratórios da General Motors, são as maiores fontes de dados comparativas e de validação da maioria destes modelos.

Utilizando uma metodologia híbrida e a teoria de similitude com base de dados numérica, gerada computacionalmente pelo método dos Elementos Finitos em um programa de solução explicita, Duarte (2007) criou uma Equação Preditiva Geral (EPG) para o cálculo da força de retenção para freios de estampagem semicirculares.

Este trabalho utiliza esta mesma metodologia para obtenção de uma nova EPG que estime com precisão os valores da força de retenção para uma variação maior de materiais. Duarte (2007) concentrou seus estudos com o aço A-K e liga de alumínio 2036-T4, este livro apresenta uma nova equação que amplia este limite de validade para demais materiais como bronze, níquel, cobre e titânio.

Como inovação tecnológica, é apresentado o aplicativo desenvolvido para plataforma android com interface interativa, para que os cálculos da FR sejam realizados com rapidez pelos usuários, trazendo diversos benefícios para uma linha de produção mais favorável, como melhores características de resistência do produto final, economia no consumo de energia relacionado ao aumento da produção, controle dimensional e acabamento superficial com alta qualidade.

49 downloads

M, a, e, i, c, n, h, O, S, U

DOI: 10.5151/9788580390902-01

Como citar:

MELCONIAN, Marcos Vinícius; "INTRODUÇÃO", p. 11-16. Modelagem numérica e computacional com similitude e elementos finitos. São Paulo: Blucher, 2014.
ISBN: 9788580390902, DOI 10.5151/9788580390902-01