FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Melconian, Marcos Vinícius

Resumo:

Para que falhas sejam evitadas no processo de estampagem, é necessário que exista devido conhecimento e controle dos fatores mecânicos e metalúrgicos envolvidos neste processo. Dentre os fatores mecânicos estão as características associadas às ferramentas e ao tipo de conformação (tipo de prensa). Dentre os fatores metalúrgicos, tem-se a estrutura física e química da chapa conformada.

A máquina ferramenta responsável pela estampagem de chapas metálicas na indústria é a prensa, que tem a finalidade de moldar um material por meio da força mecânica. De acordo com suas características de funcionamento as prensas podem ser divididas em três grupos: Prensas Mecânicas, Prensas Hidráulicas e Prensas Pneumáticas.

Para ser bem conformada no processo de estampagem a característica fundamental que as chapa deve apresentar é a ductibilidade. Na metalurgia, os materiais dúcteis são aqueles que sob ação de uma força podem se estirar sem se romperem.

No processo comum de estampagem, sem a utilização de freios, o fluxo de material pode ser influenciado por diversos fatores como: o tamanho, espessura da chapa, geometria da peça estampada e força de atrito entre a chapa e o prensa-chapas. Os Freios de Estampagem são utilizados para controlar o fluxo de material para dentro da cavidade na estampagem, sem necessariamente alterar diretamente estes parâmetros, que influenciam o sistema como um todo. A intensidade desta força de retenção varia em função da geometria do freio, da força do prensa-chapas, do coeficiente de atrito, da posição do freio em relação ao centro da cavidade e também das propriedades mecânicas do material conformado. Agrupar todas estas variáveis em uma equação é o grande desafio da modelagem numérica.

40 downloads

M, a, e, i, c, n, h, O, S, U

DOI: 10.5151/9788580390902-03

Como citar:

MELCONIAN, Marcos Vinícius; "FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA", p. 25-64. Modelagem numérica e computacional com similitude e elementos finitos. São Paulo: Blucher, 2014.
ISBN: 9788580390902, DOI 10.5151/9788580390902-03