ISBN: 9788580393019

Páginas: 105

DOI: DOI 10.5151/9788580393019

Tutor EAD e o processo da tutoria na Universidade Aberta do Brasil

Otacílio Antunes Santana, Maria Auxiliadora Soares Padilha


Pré-textuais

Fundamentos e elementos para discussão

Vivências, memórias e narrativas do sujeito tutor

Reflexos da tutoria na Educação Básica

Interface entre os capítulos

Um fantasma. Esse seria um termo conceitual que imagino ao me expressar sobre o Tutor no  “ambiente de aprendizagem”. Sim, estou falando do Tutor que trafega entre um sistema educacional concebido e o aluno, a perpassar por uma máquina (o computador ou celular). Fantasma não no sentido dopoltergeist, mas no sentido de engel (anjo). Aquele que não senta na cátedra, porém possui funções que, mesmo sem uma prometida diplomação ontológica, o eleva a categoria de gran magister.O livro em questão flerta com o perigoso. Traz à tona as vivências, as memórias e as narrativas dos Tutores, ou seja, traz à tona o subconsciente da Universidade Aberta do Brasil, e isso pode revelar, ou mostrar ao sol, quem é que deveria sentar na cátedra imaginária de todo sucesso que existe nesse sistema educacional.