Tutor EAD e o processo da tutoria na Universidade Aberta do Brasil
Baixar PDF Completo
25 downloads
Pré-textuais
-
Open Access
PDF - p.1-14
Fundamentos e elementos para discussão
-
Open Access
01 - A Tutoria no contexto da institucionalização da educação a distância
PDF - p.15-20
-
Open Access
02 - Tutoria e o sujeito tutor na Universidade Aberta do Brasil: mediações, formação e narrativas
PDF - p.21-39
Vivências, memórias e narrativas do sujeito tutor
-
Open Access
03 - Argumentação mediada por aplicativos de conversa
PDF - p.43-46
-
Open Access
04 - Tutoria como processo de superação
PDF - p.47-50
-
Open Access
05 - Experiências em letras/espanhol em EaD
PDF - p.51-54
-
Open Access
06 - Tutoria – um processo educador
PDF - p.55-56
-
Open Access
07 - A descoberta de uma nova possibilidade de atuação profissional
PDF - p.57-60
-
Open Access
08 - A tutoria, o pioneirismo e a matemática
PDF - p.61-64
-
Open Access
09 - A Tutoria como desafio para os novos rumos educacionais
PDF - p.65-68
-
Open Access
10 - Tutoria: uma relação em rede com o ensino e a aprendizagem
PDF - p.69-74
-
Open Access
11 - Licenciatura em Matemática a Distância – UFPE
PDF - p.75-76
-
Open Access
12 - Tutoria EaD no Curso de Ciências Contábeis
PDF - p.77-78
-
Open Access
13 - e-tutoria missão e concretização
PDF - p.79-80
Reflexos da tutoria na Educação Básica
-
Open Access
PDF - p.83-95
Interface entre os capítulos
-
Open Access
15 - O que ficou: da síntese aos caminhos
PDF - p.99-100
Um fantasma. Esse seria um termo conceitual que imagino ao me expressar sobre o Tutor no “ambiente de aprendizagem”. Sim, estou falando do Tutor que trafega entre um sistema educacional concebido e o aluno, a perpassar por uma máquina (o computador ou celular). Fantasma não no sentido dopoltergeist, mas no sentido de engel (anjo). Aquele que não senta na cátedra, porém possui funções que, mesmo sem uma prometida diplomação ontológica, o eleva a categoria de gran magister.
O livro em questão flerta com o perigoso. Traz à tona as vivências, as memórias e as narrativas dos Tutores, ou seja, traz à tona o subconsciente da Universidade Aberta do Brasil, e isso pode revelar, ou mostrar ao sol, quem é que deveria sentar na cátedra imaginária de todo sucesso que existe nesse sistema educacional.
- Alfino, Luiz Carlos dos P. Serpa
- Andrade, Italo Welke de
- Duarte, Carla Valéria de Miranda Costa
- Lima, Clodoaldo de
- Melo, Raquel Bernardo de
- Moreno, Amanda Brandão Araújo
- Oliveira, Josélio Carlos de
- Padilha, Maria Auxiliadora Soares
- Petrova, Yekaterina
- Santana, Otacílio Antunes
- Santos, Aluisio Cesar Barbosa dos
- Sercundes, Juliana Siqueira
- Silva, Cristiane Gama da
- Silva, Maria do Livramento Santos da
- Silva, Regiane Cunha da
- Silveira, Rosele Cavalcanti
- Valença, Alisson Michel Silva