Psicologia e Cinema
Baixar PDF Completo
Pré-textuais
Capítulos
Open Access
01 - A (trans)formação social de processos psicológicos no filme
PDF - p.21-34
Open Access
02 - Um filme não é pensado e, sim, percebido: o filme como objeto de percepção em Merleau-Ponty
PDF - p.35-46
Open Access
03 - Cinema, saúde, humanização e o partejar tradicional: análise do documentário “A parteira”
PDF - p.47-64
Open Access
04 - Popularização científica e concepções de infância no documentário “Bebês em foco”
PDF - p.65-78
Open Access
PDF - p.79-98
Open Access
06 - Reflexões sobre a história pregressa da criança adotada em “Lion: uma jornada para casa”
PDF - p.99-114
Open Access
07 - Adolescência e a busca do self: sobre o retorno de “Alice no País das Maravilhas”
PDF - p.115-126
Open Access
08 - Reflexões sobre adolescência no filme “Hoje eu quero voltar sozinho”
PDF - p.127-142
Open Access
09 - A dimensão do amor em “A vida invisível”
PDF - p.143-154
Open Access
10 - Esculpindo o tempo com Andrei Tarkovski: articulações entre estética, utopia e psicanálise
PDF - p.155-168
Open Access
11 - “Eu, Daniel Blake”: reflexões sobre o desamparo e a precarização dos laços sociais
PDF - p.169-180
Open Access
12 - Scapinelli e o mal constitutivo
PDF - p.181-194
Open Access
13 - Estranhos estrangeiros vistos pelo cinema
PDF - p.195-210
Open Access
14 - Um operário em construção: “A classe operária vai ao paraíso”
PDF - p.211-226
Pós-textuais
Open Access
PDF - p.227-234
A apresentação deste Psicologia e cinema carrega uma ambiguidade necessária: a “psicologia das imagens” está em movimento como área acadêmica; ao mesmo tempo, amplia-se o interesse da psicologia pelas “imagens em movimento”. A publicação desta coletânea acontece em um momento particularmente significativo, cuidadosamente organizada em seus autores e temáticas, enquadra-se na ampla difusão de pesquisas sobre imagens na psicologia das últimas décadas. Não obstante, convém notar a distinção da psicologia em relação a outras disciplinas das humanidades, igualmente, dos ritmos de apropriação das mídias no interior do próprio campo da psicologia, no qual as imagens fixas (desenhos, pinturas, fotografias etc.) têm angariado maior número de publicações, a despeito de imagens em movimento serem, de longa data, objeto privilegiado sob o olhar do psicólogo...
- Miura, Paula Orchiucci
- Oliveira, Adélia Augusta Souto de
- Kohatsu, Lineu Norio
- Gewehr, Rodrigo Barros
- Andriolo, Arley
- Fonseca, Ana Luísa Mota da
- Domingues, Luciano Bueno
- Rocha, Maria Laura Barros da
- Souza, João Carlos Neves de
- Dias, Nunes
- Barrientos, Dora Mariela Salcedo
- Coe, Carolina Bezerra
- Dantas, Jadson Marques
- Picolo, Vitória Gabriela
- Neia, Cíntia Magalhães
- Ferro, Maria Eduarda Silveira Souza
- Vasconcelos, Angelina Nunes de
- Vasconcelos, Priscila Nunes de
- Vieira, Alessandra Jacqueline
- Pereira, Martha Barbosa
- Buarque, Camila do Nascimento Lins
- Araújo, Cristina Generino dos S. Lima
- Silva, Alinne Ferreira da
- Leitão, Heliane de Almeida Lins
- Barboza, Alana Madeiro de Melo
- Santos, Kedma Augusto Martiniano
- Sena, Joelma Correia de
- Oliveira, Priscila Gomes de
- Zanotti, Susane Vasconcelos
- Macari, Maria Lucia
- Weinmann, Amadeu de Oliveira
- Klautau, Perla
- Macedo, Maria Manuela Dias Ramos de
- Cislinschi, Rafael
- Santos, Lívia Gomes dos