A concepção de formação continuada dos professores da educação infantil em Catalão – GO: uma análise a partir da teoria histórico-cultural

Damião, Adriana S. ; Silva, Janaína Cassiano

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo geral analisar como os professores da Educação Infantil de Catalão/GO pensam a formação continuada. Temos uma hipótese que pauta esse estudo, de que a formação continuada dos professores da Educação Infantil, especifcamente os de creche, não é vista como primordial para as políticas públicas municipais. Fato este que se relaciona com uma visão nacional acerca do trabalho desenvolvido com esta faixa etária, que ainda está pautada no cuidado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca as contribuições para a Educação, da Teoria Histórico-Cultural. Os sujeitos são nove professoras efetivas, pedagogas. O instrumento utilizado para a coleta de dados, foi a entrevista semiestruturada e análise segue os pressupostos contidos na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados encontrados dizem respeito a forma como as professoras percebem o seu papel e a concepção que tem sobre formação 
continuada. O recorte histórico é o período de 2005 a 2015.
  

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a, t, e, i, c, n, , S, X

DOI: 10.5151/9788580392258-09

Referências bibliográficas
  • ARCE, A. Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2010. BRASIL. Presidência da República. Constituição 1988: Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Ofcial da União. Brasília: 1996.
Como citar:

DAMIÃO, Adriana S.; SILVA, Janaína Cassiano; "A concepção de formação continuada dos professores da educação infantil em Catalão – GO: uma análise a partir da teoria histórico-cultural", p. 123-138. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-09