Interação & Movimentos Retóricos na Educação a Distância
Baixar PDF Completo
Pré-textuais
Capítulos
Open Access
01 - Considerações Gerais sobre EAD
PDF - p.26-48
Open Access
02 - Linguagem e o Processo Interativo
PDF - p.49-66
Open Access
03 - Opiniões, Valores e Lugares Retóricos
PDF - p.68-90
Open Access
04 - Descrição e Análise dos Resultados
PDF - p.91-162
Pós-textuais
Open Access
05 - Referências Bibliográficas
PDF - p.163-175
Open Access
06 - Apêndice: Questionário do Inventário de Opiniões e Valores
PDF - p.176-180
Open Access
07 - Anexo 1: Transcrição das Entrevistas Semiestruturadas Realizadas com duas Alunas Informantes
PDF - p.181-187
Open Access
08 - Anexo 2: Relatos Manuscritos de Sete Alunas Informantes
PDF - p.188-199
O mundo digital, assim como o mundo em todas as épocas, está repleto de vida social. Com ou sem o apoio das máquinas, as pessoas continuam sentindo-se pessoas, amando como pessoas, relacionando-se e exteriorizando suas paixões, ansiedades, alegrias e angústias. O toque no mouse não modificou os seres humanos em sua humanidade mais autêntica porque eles, de certa maneira, ainda estão apegados a valores regidos pela tradição. Alguns críticos, diante do avanço assombroso da tecnologia digital, falam em second self para caracterizar um modo de ser contemporâneo e realçam o caráter assustador da vigilância, em todos os sentidos, infiltrada nos recursos das mídias que usamos, apreciamos e incorporamos ao nosso cotidiano. Gradativamente, porém, a educação – essa sim –, por força dos avanços tecnológicos de nosso tempo, ganhou nova corporificação, mais ampla e abundante de recursos e impôs-se como uma ferramenta indispensável para alastrar o que conhecemos no campo do ensino e da aprendizagem.