Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
Baixar PDF Completo
327 downloads
Pré-textuais
Capítulos
-
Open Access
01 - A experiência sensível e a constituição do problema em um trabalho de intervenção
PDF - p.29-48
-
Open Access
02 - O que toca à/a Psicologia Escolar: desdobramentos do encontro entre Psicanálise e Educação
PDF - p.49-56
-
Open Access
03 - Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica
PDF - p.57-68
-
Open Access
04 - Para uma crítica da razão psicométrica
PDF - p.69-86
-
Open Access
05 - Educação em conjunto para todxs: percurso de um possível
PDF - p.87-100
-
Open Access
06 - Intervenções no escolar: problemáticas da inclusão
PDF - p.101-114
-
Open Access
07 - Não recusar o que é de direito
PDF - p.115-124
-
Open Access
08 - Núcleo de Educação Terapêutica e a clínica constituída na relação entre educar e tratar
PDF - p.125-134
-
Open Access
09 - Tratar e educar: escrita e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
PDF - p.135-148
-
Open Access
PDF - p.149-158
-
Open Access
11 - Plantão institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da educação
PDF - p.159-172
-
Open Access
PDF - p.173-190
-
Open Access
PDF - p.191-208
-
Open Access
PDF - p.209-224
-
Open Access
PDF - p.225-242
-
Open Access
16 - Nas brechas do poder: fragmentos do trabalho do psicólogo nas Varas de Infância e Juventude
PDF - p.243-250
Pós-textuais
-
Open Access
PDF - p.251-258
Esta obra representa não apenas o registro de investigações e reflexões associadas ao percurso histórico do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, mas também (...) a possibilidade de uma prática universitária que alia qualidade de produção acadêmica e engajamento social; formação inicial e pesquisa; prestação de serviços, reconfiguração de campos epistemológicos e perspectivas de atuação. E, ao assim fazer, nos alerta para o perigo de persistir
numa visão empobrecedora da atuação pública universitária, hoje empobrecedora, na medida em que reduz o ideal de uma experiência formativa à transmissão de conhecimentos e técnicas – na maior parte das vezes como meros protocolos
abstratos! – incapazes de atribuir sentido a um percurso profissional e adequação ao mundo onde serão tecidos.
- Angelucci, Carla Biancha
- Bandeira, Denise
- Bastos, Marise Bartolozzi
- Caitano, Daniele Silva
- Carvalho , José Sérgio Fonseca de
- Carvalho, Sthefânia
- Cavalcanti, Isabel Correa Netto
- Fonseca, Paula Fontana
- Guarido, Renata
- Krodi, Prislaine
- Kupfer, Maria Cristina Machado
- Leão, Siglia Cruz de Sá
- Lerner, Ana Beatriz Coutinho
- Lins, Flávia Ranoya Seixas
- Machado, Adriana Marcondes
- Magaldi, Maria Clotilde Barros
- Massari, Marina Galacini
- Oishi, Jessica Mara
- Paschoal, Ligia Perez
- Patto, Maria Helena Souza
- Sayão, Yara
- Souza, Beatriz de Paula
- Souza, Marilene Proença Rebello de
- Vicentin, Maria Cristina G.