Concepções e proposições em Psicologia e Educação
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Pré-textuais
Capítulos
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01 - A experiência sensível e a constituição do problema em um trabalho de intervenção
PDF - p.29-48
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02 - O que toca à/a Psicologia Escolar: desdobramentos do encontro entre Psicanálise e Educação
PDF - p.49-56
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03 - Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica
PDF - p.57-68
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04 - Para uma crítica da razão psicométrica
PDF - p.69-86
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05 - Educação em conjunto para todxs: percurso de um possível
PDF - p.87-100
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06 - Intervenções no escolar: problemáticas da inclusão
PDF - p.101-114
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07 - Não recusar o que é de direito
PDF - p.115-124
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08 - Núcleo de Educação Terapêutica e a clínica constituída na relação entre educar e tratar
PDF - p.125-134
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09 - Tratar e educar: escrita e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
PDF - p.135-148
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PDF - p.149-158
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11 - Plantão institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da educação
PDF - p.159-172
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PDF - p.173-190
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PDF - p.191-208
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PDF - p.209-224
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PDF - p.225-242
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16 - Nas brechas do poder: fragmentos do trabalho do psicólogo nas Varas de Infância e Juventude
PDF - p.243-250
Pós-textuais
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PDF - p.251-258
Analisar o percurso de reflexões e práticas relacionadas à trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) implicaressaltar algumas de suas inflexões e descontinuidades e o que elas ensejaram em termos dos deslocamentos políticos e discursivos no campo das articulações entre Psicologia e Educação. O IPUSP foi criado no bojo da reforma universitária de 1968, efetivada em 1970. Anteriormente à sua fundação, a Cadeira de Psicologia Educacional era ministrada na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, localizada na Rua Maria Antonia, e tinha como Diretor o professor catedrático Arrigo Angelini. Os temas abarcados por essa área relacionavam-se ao estudo dos distúrbios físicos e psíquicos das dificuldades de aprendizagem, problemas visuais e dislexia, lateralidade e alfabetização, questões conceituais e experimentais da aprendizagem e técnicas de avaliação psicológica. Essas disciplinas estavam a cargo dos professores Maria José Aguirre, Romeu de Moraes Almeida, Odete Lourenção e do próprio Arrigo Angelini.
- Carvalho, José Sérgio Fonseca de
- Machado, Adriana Marcondes
- Lerner, Ana Beatriz Coutinho
- Fonseca, Paula Fontana
- Machado, Adriana Marcondes
- Kupfer, Maria Cristina Machado
- Souza, Marilene Proença Rebello de
- Patto, Maria Helena Souza
- Angelucci, Carla Biancha
- Caitano, Daniele Silva
- Cavalcanti, Isabel Correa Netto
- Guarido, Renata
- Bastos, Marise Bartolozzi
- Lins, Flávia Ranoya Seixas
- Paschoal, Ligia Perez
- Bandeira, Denise
- Krodi, Prislaine
- Magaldi, Maria Clotilde Barros
- Sayão, Yara
- Souza, Beatriz de Paula
- Massari, Marina Galacini
- Vicentin, Maria Cristina G.
- Carvalho, Sthefânia
- Leão, Siglia Cruz de Sá
- Oishi, Jessica Mara