Demarcando Mudanças Sociais: Intercursos de Tensões em Diferentes Contextos
Baixar PDF Completo
59 downloads
Pré-textuais
Dossiê: “Tensões da arte e suas manifestações”
-
Open Access
01 - Receita de família: o método perfeito para uma pesquisa
PDF - p.14-29
-
Open Access
02 - Pedagogias de afeto: histórias de aprendizagem contadas com as mãos enfiadas na terra
PDF - p.30-39
-
Open Access
03 - Teatro como prática de alteridade e radicalidade em pesquisa: aportes desde o teatro verbatim
PDF - p.40-51
Dossiê: “Tensões urbanas”
-
Open Access
PDF - p.52-81
-
Open Access
PDF - p.82-95
-
Open Access
PDF - p.96-105
-
Open Access
07 - Agricultura e mudanças climáticas
PDF - p.106-117
Dossiê: “Tensões em torno do esporte e do lazer”
-
Open Access
08 - O acessório do amor: Antígona entre antagonismos e agonismos na Copa do Mundo do Catar
PDF - p.118-137
-
Open Access
PDF - p.138-149
-
Open Access
PDF - p.150-167
Dossiê: “Tensões em torno de saberes científicos e tradicionais”
-
Open Access
11 - Perspectivas teóricas do estudo da razão comunicativa em Jürgen Habermas
PDF - p.168-183
-
Open Access
PDF - p.184-195
-
Open Access
PDF - p.196-207
-
Open Access
14 - Experimentações enteogênicas: devires no Santo Daime
PDF - p.208-223
Dossiê: “Tensões em torno da educação e de práticas educativas”
-
Open Access
15 - Violência nas universidades e vidas precárias – Diálogos a partir de The hunting ground
PDF - p.224-237
-
Open Access
16 - Estudos de gênero: ideologia, ciência e currículo escolar
PDF - p.238-249
Pós-textuais
Esperança e medo, sentimentos que afligem nossos espíritos de diversas maneiras, se apresentam, neste livro, associados aos processos de transformação sociocultural que estamos vivendo. Os capítulos aqui reunidos trazem diferentes aspectos de tensões que anunciam os desafios da complexidade contemporânea, na qual sentir/pensar, viver/sobreviver, formular/responder, avançar/retroceder/prosseguir... se imbricam.
Textos que provocam pensar nas formas que a arte, como expressão do conhecimento, assume em um mundo ainda conformado pela confiança cartesiana. Como viver em um mundo cada vez mais urbanizado em espaços nos quais se aglomeram populações com demandas múltiplas? Como permitir o acesso dos sujeitos sociais ao esporte e ao lazer, à vida, com direitos iguais? Como tornar a escola, cujo arcabouço é intensamente homogeneizante, uma instituição que responda às necessidades de um mundo plural e diverso? Como confiar se as certezas científicas e o processo indefinido do conhecimento estão sendo profundamente questionados? Tais questões assumem o formato de um convite ao leitor para mergulhar nas páginas deste livro, fruto das reflexões oriundas de docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo.
- Almeida, Lígia Helena de
- Almeida, Marcelo Vilela de
- Almeida, Marco Antônio Bettine de
- Andrade, Douglas Roque
- Bernardo, Luzimar Soares
- Correa, Cynthia Harumy Watanabe
- Craveiro, Gisele da Silva
- Cruz, Elizabete Franco
- Fracalanza, Ana Paula
- Lago, Cláudia
- Longano, Anna Carolina
- Maron, Paulo
- Martin, Vima Lia de Rossi
- Nascimento, Marcos Paulo Sales do
- Oliveira, Dennis de
- Oliveira, Thiago Pires
- Özdemir, Marina Thereza Santos de Souza
- Pereira, Diamantino Alves Correia
- Rocha, Jessica
- Rodrigues, Juliana Pedreschi
- Rodrigues, Raquel Fernandes de Araújo
- Sanches, Rodrigo de Araujo Merida
- Santos, Amanda André Sabino
- Schavelzon, Salvador
- Schmidt, Maria Luisa Sandoval
- Secco, Evandro Brandão
- Silva, Angela Fileno da
- Silva, Lenina Vernucci da
- Stoppa, Edmur Antonio
- Tambucci, Yuri Bassichetto
- Valerio, Danilo Lutiano
- Velardi, Marília
- Zacarias, Giovanna Xavier
- Zanirato, Sílvia Helena