Memória I seminário de Pesquisa PPGDesign UFPE2021: DESIGN [em fronteira] 23-27AGOSTO
Baixar PDF Completo
Pré-textuais
Open Access
PDF - p.1-5
Open Access
PDF - p.6-7
Open Access
000 - Palestra de Abertura – Desafios e Oportunidades na Contemporaneidade
PDF - p.8-9
Mesa Redonda 1
Open Access
PDF - p.10-15
Open Access
02 - Defesa da Memória Gráfica
PDF - p.16-21
Open Access
03 - Vou Permanecer nas Bordas!
PDF - p.22-25
Mesa Redonda 2
Open Access
PDF - p.26-33
Open Access
05 - Estudo de Gênero em Coleções do Museu Paulista – USP
PDF - p.34-45
Open Access
06 - Design em Ação para o Social: Sensibilidade[s], Humanidade[s], Transversalidade[s]
PDF - p.46-67
Open Access
PDF - p.68-85
Mesa Redonda 3
Open Access
08 - Design de Artefatos Digitais – Design como Pensamento? Que Bicho é Esse?
PDF - p.86-93
Open Access
PDF - p.94-99
Open Access
10 - O Pensamento de Design Aplicado à Gestão
PDF - p.100-141
Mesa Redonda 4
Open Access
11 - Design, Ergonomia e Tecnologia – Interação Humana e Novas Tecnologias
PDF - p.142-143
Pós-textuais
Open Access
12 - Sessão Técnica 1 – Design da Informação – Artefatos / Educação / Visualidades e Memória
PDF - p.144-145
Open Access
13 - Sessão Técnica 2 – Design Cultura e Artes – Artefatos Gênero e Território
PDF - p.146-147
Open Access
14 - Sessão Técnica 3 – Design de Artefatos Digitais – Jogos / Artefatos Digitais / Ambientes
PDF - p.148-149
Open Access
15 - Sessão Técnica 4 – Design, Ergonomia e Tecnologia – Artefato / Espaço / Cidade
PDF - p.150-154
Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado que tem como objetivo gerar diretrizes para o design de livros compredominância de conteúdo textual que situem a narrativa visual como forma de contar junto com a narrativa textual. Na primeira etapa da nossa pesquisa, construímos uma ferramenta de análise aplicada a livros de literatura baseada nos elementos da sintaxe narrativa destacados por Todorov (2006), Gancho (2002), Carvalho (2012) e Almeida e Nojima (2019), combinados ao ferramental analítico elaborado por Oliveira e Waechter (2019), Farias e Fontana, (2019) e Camargo (2016). A versão final de nossa ferramenta de análiseinclui a ficha técnica, atribuindo a autoria das pessoas que participaram da construção dos livros, resenha das obras, ficha de configuração do livro, identificando os elementos visuais de capa e miolo dos exemplares (como imagem, cor e tipografia), e a tabela narrativa, que sintetiza a relação identificada entre narrativa visual e narrativa textual.
- Miranda, Eva Rolim
- Silva, Germannya D'Garcia de Araújo
- Araújo, Kátia Medeiros de
- Cavalcanti, Virginia Pereira
- Correia, Walter Franklin Marques
- Stephan, Eddy Auresnede Pires
- Lima, Edna Cunha
- Loschiavo, Maria Cecília
- Waechter, Hans
- Loschiavo, Cecília
- Krucken, Lia
- Moura, Mônica
- Carvalho, Vânia
- Carvalho, Vânia Carneiro de
- Moraes, Dijon de
- Meira, Silvio
- Neves, André
- Castillo, Leonardo
- Providência, Bernardo
- Paschoarelli, Luis Carlos
- Martins, Laura
- Nogueira, Antônio Henrique Silva
- Melo, Carolina Felix de
- Reis, Amélia Paes V.
- Barros, Letícia Lima de
- Costa, Guilherme Mendes Cahú
- Novais, Carlos Eduardo Brito
- Júnior, José Adilson da Silva
- Justo, Iracema Tatiana Ribeiro Leite
- Ramos, Débora Tatiana Ferro
- Teixeira, Thuane R. Fonsêca
- Oliveira, Maria Eliane de Andrade
- Ferreira, Thaciana Caroline Belarmino
- Fernandes, Fernando Emanoel de Oliveira
- Silva, Flávio Barbosa da
- Maia, Tuíra Oliveira
- Farias, Marcella Vívian Chaves Lôbo Leitão de
- Maciel, Ana Maria Moreira
- Perez, Jose Ignacio Sanchez
- Cabral, Maria Izabel Rego
- Reis, Renata Paes Vieira
- Adeodato, Maria Carolina Leitão
- Ventura, Juliana
- Henriques, José Evandro de Moura Rosa
- Almeida, Maria de Fatima Xavier do Monte