Formação de professores de ciências na perspectiva da educação especial: análise da produção científica sobre o tema
Adams, Fernanda Welter ; Tartuci, Dulcéria ; Procópio, Marcos Vinícios Rabelo
Resumo:
As pesquisas que tratam da formação de professores, segundo André, Simões, Carvalho e Brzezinski (1999), pouco discutem sobre o atendimento às diferenças e à diversidade cultural. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os artigos científcos sobre formação de professores de ciências da natureza na perspectiva da educação especial e inclusão publicados no Scientifc Electronic Library – Online (Scielo). A seleção dos artigos se deu a partir do descritor formação de professores, após, a busca foi refnada por meio de outros sete descritores. Na análise dos dezenove artigos selecionados se destacam: a reflexão da prática, a formação do professor capacitado e especializado e a formação centrada na prática. Além disso, apontam a precariedade da formação inicial voltada para a inclusão escolar. Considerando o número reduzido de
publicações que focalizam o tema é fundamental a ampliação de pesquisas que tematizem a formação de professores para o atendimento ao aluno público alvo
da educação especial.
32 downloads
DOI: 10.5151/9788580392258-01
Referências bibliográficas
- ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão bibliográfca” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N.
- (Org.). A bússola do escrever: desafos e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002. ANDRÉ. M; SIMÕES. R. H. S; CARVALHO. J. M; BRZEZINSKI. I. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas, n. 68, p. 301 -309, dezembro, 2006. BISOL, A. C; VALENTINI, B. C. Objeto Virtual de Aprendizagem Incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusão. Rev. Bras. Esp. Marilia, 20, n. 2, p. 223-234, abr.-jun., 2014.
Como citar:
ADAMS, Fernanda Welter; TARTUCI, Dulcéria; PROCÓPIO, Marcos Vinícios Rabelo; "Formação de professores de ciências na perspectiva da educação especial: análise da produção científica sobre o tema", p. 15-26. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-01