ISBN: 9788580390308

Páginas: 130

DOI: DOI 10.5151/9788580390308

Design e artesanato: uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto

Ana Luiza Cerqueira Freitas


Mediante o estudo de caso Projeto Pitangaporã, foi realizada uma análise sobre o sistema produtivo de base artesanal e os cuidados a serem considerados no seu atual processo de incremento da produção, para a não descaracterização do artesanato, preservando os valores socioculturais inerentes a esta atividade. Da mesma forma, através de experiências em campo em ações de desenvolvimento de produtos artesanais, percebeu-se a necessidade de uma reflexão sobre as metodologias adotadas, considerando as estratégias para se alcançar sustentabilidade. A oportunidade de oferecer produtos competitivos, com técnica aprimorada, condições ideais de produção, atenção ao ciclo de vida, a inserção do produto no mercado, a capacitação e atualização profissional, são aspectos que caracterizam a carência de uma revisão dos procedimentos adotados nesta proposta de desenvolvimento socioeconômico.
O Projeto Pitangaporã consiste na implementação de grupos produtivos formados por famílias com crianças portadoras de necessidades especiais provenientes de comunidades menos favorecidas socioeconomicamente, planejando e desenvolvendo atividades de geração de renda. A proposta é possibilitar o fortalecimento de vínculos da criança com a sua família, e desta no contexto comunitário, trabalhar os princípios de independência, autonomia e cidadania, e promover a inserção das famílias no mundo da geração de renda e na comunidade econômica local, através da confecção e venda de produtos de base artesanal.
Financiado pelo Ministério da Assistência Social, trata-se de um projeto interinstitucional de ações integradas com o objetivo de realizar um trabalho vinculado ao planejamento de produto, à gestão e aos processos produtivos, e à metodologia mais adequada para o segmento produtivo artesanal para que possa, se não garantir, potencializar ações de continuidade pelos próprios produtores. Este trabalho descreve a inserção do design de produtos e de princípios de engenharia de produção no projeto, como elemento de fomento à implementação e consolidação dos grupos produtivos.