Principais resultados, questões de pesquisas e nossas hipóteses

Silva, Maria José Ferreira da;

Resumo:

Tentamos responder nossas questões de pesquisa e validar ou não as hipóteses, sem perder de vista a participação dos professores durante as atividades, a heterogeneidade de suas formações anteriores, bem como suas histórias de vida. Em busca de respostas para nossa primeira questão de pesquisa: Que Organização Didática os professores constroem para o ensino de números fracionários para a quinta série do Ensino Fundamental durante a formação? Constatamos pela análise dos mapas conceituais, realizados com base na palavra-chave frações que, no primeiro mapa, realizado no início da formação, os professores enfatizaram técnicas e nomenclaturas referentes aos fracionários. No segundo, realizado depois da formação específica sobre fracionários a palavra fração não foi citada nem qualquer concepção de números fracionários, embora duas delas priorizem o conteúdo e uma o conhecimento.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391565-06

Como citar:

SILVA, Maria José Ferreira da; "Principais resultados, questões de pesquisas e nossas hipóteses", p. 221 -226. In: Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580391565, DOI 10.5151/9788580391565-06