Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série
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Pré-textuais
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PDF - p.1-12
Capítulos
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PDF - p.13-18
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PDF - p.19-40
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03 - Estudos preliminares para a formação
PDF - p.41-134
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04 - O dispositivo experimental
PDF - p.135-212
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05 - Considerações finais - Fundamentação teórica e metodológica
PDF - p.213-220
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06 - Principais resultados, questões de pesquisas e nossas hipóteses
PDF - p.221-226
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07 - Implicações e perspectivas futuras
PDF - p.227-230
Pós-textuais
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PDF - p.231-242
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09 - Apêndice A - Material da formação específica: as concepções de números fracionários
PDF - p.243-260
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10 - Apêndice B - Material de formação dos alunos
PDF - p.261-282
Esta pesquisa trata das concepções de um grupo de professores de Matemática sobre números fracionários e aprendizagem de alunos de quinta série, da autonomia e dificuldades em possíveis mudanças dessas concepções em uma formação continuada. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre números fracionários com professores dos ciclos finais do Ensino Fundamental que permitam o acesso de professores a resultados de pesquisa. Embora haja resultados a respeito do não-saber de alunos e de possíveis obstáculos ao ensino e aprendizagem do tema, há necessidade de se observar as condições em que as ações formativas possibilitam mudanças nas práticas docentes desses professores. Assim, este trabalho responde às seguintes questões: que Organização Didática os professores constroem para o ensino de números fracionários para a quinta série do Ensino Fundamental durante a formação? É possível encaminhar professores de matemática a reflexões que possibilitem mudanças nas concepções que têm de seus alunos, proporcionando-lhes um novo lugar na instituição escolar? É possível em uma formação continuada, promover ações que permitam aos professores alguma mudança em sua prática de ensino de números fracionários para uma quinta série?