Investigando saberes de professores do ensino fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série
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Pré-textuais
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PDF - p.1-12
Capítulos
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PDF - p.13-18
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PDF - p.19-40
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03 - Estudos preliminares para a formação
PDF - p.41-134
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04 - O dispositivo experimental
PDF - p.135-212
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05 - Considerações finais - Fundamentação teórica e metodológica
PDF - p.213-220
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06 - Principais resultados, questões de pesquisas e nossas hipóteses
PDF - p.221-226
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07 - Implicações e perspectivas futuras
PDF - p.227-230
Pós-textuais
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PDF - p.231-242
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09 - Apêndice A - Material da formação específica: as concepções de números fracionários
PDF - p.243-260
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10 - Apêndice B - Material de formação dos alunos
PDF - p.261-282
Nosso interesse por números fracionários vem desde 1989, quando em pesquisa sobre o assunto, com alunos do Ensino Fundamental, percebemos suas dificuldades para se relacionar com esses números. Neste trabalho, alguns resultados obtidos são apresentados em Jahn e outros (1999) e mostram que a introdução de números fracionários nas séries iniciais pelo procedimento da dupla contagem das partes, em superfícies totalmente divididas em partes congruentes, conduz a criança a entender os fracionários, como se fossem dois números naturais: um que se coloca em cima e outro abaixo de um traço. Além de mostrar que esse procedimento descaracteriza a superfície apresentada por não tratar de sua área e privilegiar a “discretização” dessa superfície para permitir a contagem. Embora o enfoque, com figuras convenientemente divididas permita representaralguma parte pintada da figura por um número fracionário, com sucesso, essa representação poderá conduzir ao fracasso, quando o objeto representado fugir desse padrão.