Prosódia da fala: pesquisa e ensino
Baixar PDF Completo
Pré-textuaisPre-textual
Open Access
PDF - p.3-6
CapítulosChapters
Open Access
01 - Introdução à análise entoacional
PDF - p.7-26
Open Access
02 - O uso do magnetômetro (EMA) na análise de dados articulatórios da prosódia da fala
PDF - p.27-42
Open Access
PDF - p.43-60
Open Access
04 - A interface entre prosódia e discurso no inglês como língua estrangeira
PDF - p.61-76
Open Access
05 - O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira
PDF - p.77-102
Open Access
06 - Escrita, prosódia e leitura
PDF - p.103-116
Open Access
07 - Análise variacionista de pausas preenchidas em fronteiras de constituintes
PDF - p.117-132
Open Access
08 - Prosódia e fonoaudiologia: do fonoestilo ao transtorno da linguagem
PDF - p.133-144
Open Access
PDF - p.145-162
Open Access
PDF - p.3-6
Chapters
Open Access
01 - Introdução à análise entoacional
PDF - p.7-26
Open Access
02 - O uso do magnetômetro (EMA) na análise de dados articulatórios da prosódia da fala
PDF - p.27-42
Open Access
PDF - p.43-60
Open Access
04 - A interface entre prosódia e discurso no inglês como língua estrangeira
PDF - p.61-76
Open Access
05 - O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira
PDF - p.77-102
Open Access
06 - Escrita, prosódia e leitura
PDF - p.103-116
Open Access
07 - Análise variacionista de pausas preenchidas em fronteiras de constituintes
PDF - p.117-132
Open Access
08 - Prosódia e fonoaudiologia: do fonoestilo ao transtorno da linguagem
PDF - p.133-144
Open Access
PDF - p.145-162
No Brasil, a área “dura” nos estudos linguísticos,especialmente nos de fonética e fonologia, ainda é muito carente de recursos humanos e pesquisa. A realização da IV Escola de Prosódia, em 2016, na Universidade Federal de Sergipe, com a chancela da Associação Luso-Brasileirade Ciências da Fala (LBASS) possibilitou o fomento à pesquisa e à difusão de conhecimento no campo da prosódia, especialmente na interface com o ensino de línguas. Como resultado, esta coletânea contribui para o campo da aplicação da prosódia, com pesquisas descritivas da prosódia do português, em diferentes contextos sócio-estilísticos, e propostas de intervenção pedagógicas envolvendo o campo da prosódia no ensino de línguas, maternas e estrangeiras.