Efeito retroativo do vestibular da Universidade Federal do Paraná no ensino de língua inglesa em nível médio no Paraná: uma investigação em escolas públicas, particulares e cursos pré-vestibulares - 2ª edição
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Pré-Textuais
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PDF - p.1-2
Capítulos
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PDF - p.3-16
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02 - As tendências na área de avaliação, o efeito retroativo e o conceito de validade
PDF - p.17-86
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03 - O desenho e a metodologia de pesquisa
PDF - p.87-124
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04 - Análise dos dados e discussão dos resultados – Parte I
PDF - p.125-178
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05 - Análise dos dados e discussão dos resultados – Parte II
PDF - p.179-296
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PDF - p.297-306
Pós-textuais
Este trabalho visa investigar se a prova de língua inglesa do vestibular da Universidade Federal do Paraná causa efeitos retroativos no ensino dessa língua, em escolas públicas e privadas de nível médio e cursos pré-vestibulares, e, em caso
positivo, determinar quais são esses efeitos. Para atingir tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa interpretativista de cunho etnográfco, na qual puderam ser ouvidas diversas vozes da comunidade escolar: escolas públicas e particulares, bem como cursos pré-vestibulares. Na busca de multiperspectivas sobre o fenômeno, procurou-se incluir, como participantes, a maioria dos stakeholders
(pessoas ligadas ao fenômeno direta ou indiretamente) para, ao fnal, triangularemse os dados coletados. Além de entrevistas dos participantes, aulas de professores também foram observadas. Os resultados deste estudo mostram que o efeito retroativo da prova de inglês do vestibular da UFPR não ocorre nas escolas públicas. O que direciona o ensino desses cenários são os livros didáticos que cada escola adota. No entanto, pudemos perceber a existência do efeito retroativo nos outros cenários – escolas particulares e cursos pré-vestibulares –, ora exercendo efeitos positivos, ora negativos. Verifcou-se também que o efeito retroativo ocorreu aí em
intensidades diferentes, pois interferiram no fenômeno fatores como: informações que os professores tinham sobre o exame; concepções de língua, leitura e avaliação desses professores; nível de conhecimento de língua inglesa desses profssionais;
cobrança dos diretores e do grupo social (os pais e alunos); chances de aprovação, dentre outros. O que direcionou o ensino desses cenários foi o programa ofcial do exame de vestibular da UFPR.