ISBN: 9786555500813

Páginas: 284

DOI: DOI 10.5151/9786555500813

Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos

Sonia Barbosa Camargo Igliori


Baixar PDF Completo

Pré-textuais

Capítulos

Pós-textuais

Este livro compila trabalhos de pesquisadores da educaçãomatemática da UFPE; UFPA; UFMS e PUC-SP. A temática dos trabalhos é a formaçãode professores do ensino básico, sob a perspectiva teórica da AbordagemDocumental do Didático, cujos autores são os pesquisadores franceses Gueudet eTrouche.Nessa teoria destacam-se dois constructos: recurso edocumento. Citando Trouche: “Os professores de matemática interagem, em seutrabalho diário, com recursos concebidos para fins de ensino (que nósdenominaremos recursos curriculares, por exemplo, um livro didático) ou comrecursos que não têm finalidade de ensino (por exemplo, um artigo deperiódico). Seus trabalhos com esses recursos, em sala de aula ou fora dela,incluem a seleção, a modificação e a criação de novos recursos. Esse trabalhocriativo é denominado trabalho documental do professor, e seusresultados documentação do professor”.O livro se destina a professores de matemática e futuros;estudantes de pós-graduação e pesquisadores na área de educação matemática eafins.