Produção de biolubrificantes catalisada por lipases: fundamentos e aplicações

SILVA, José André Cavalcanti da ; FREIRE, Denise Maria Guimarães

Resumo:

Os biolubrificantes são lubrificantes biodegradáveis obtidos, em geral, a partir de óleos vegetais, e são utilizados em aplicações nas quais a possibilidade de vazamentos possa comprometer o meio ambiente. O mercado mundial de lubrificantes acabados é da ordem de 35 milhões de toneladas por ano, com os biolubrificantes representando cerca de 1% desse total. Enquanto o mercado de lubrificantes acabados de base mineral se encontra estagnado, os biolubrificantes vêm apresentando um crescimento médio de 10% ao ano nos últimos dez anos.
A oleoquímica, no que diz respeito ao desenvolvimento de lubrificantes de origem vegetal, representa um dos principais elementos que constituem o grande desafio representado pela química dos bioprodutos. Todas as tecnologias necessárias para esmagamento das sementes, refino do óleo, fracionamento e transformação química já estão disponíveis e conhecidas, devido ao fato de serem as mesmas utilizadas em tecnologia dos alimentos. Geralmente, o sistema industrial é organizado de tal forma que quatro unidades de processamento (esmagamento, refino, fracionamento e transformação química) são conduzidas de forma independente. Esse tipo de organização permite uma grande flexibilidade e uma maior economia de escala. Porém, é justamente na etapa de transformação química que se localizam os maiores desafios para a produção de lubrificantes biodegradáveis.

43 downloads

biotecnologia

DOI: 10.5151/9788521211150-13

Como citar:

SILVA, José André Cavalcanti da; FREIRE, Denise Maria Guimarães; "Produção de biolubrificantes catalisada por lipases: fundamentos e aplicações", p. 471-502. Biotecnologia Aplicada à Agro&Indústria - Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788521211150, DOI 10.5151/9788521211150-13