Implantação da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Catalão-GO e o trabalho do professor de apoio à inclusão: políticas, práticas e desafios
ARIOZA, Carolina dos Santos ; Tartuci, Dulcéria
Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar a compressão de como se deu o processo de implantação da Educação Especial numa perspectiva inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Catalão e como se organizou o trabalho do professor de apoio à inclusão nesse contexto. Primeiramente, é levantado o histórico da inclusão escolar na rede municipal. Depois, discute-se a organização do trabalho do professor de apoio nesse processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários aos professores de apoio visando compreender o processo de implantação e, também, a realidade atual da inclusão no município. O estudo foi embasado em documentos legais sobre a educação especial, como a Declaração de Salamanca, e em estudos bibliográficos. Apesar da implantação da inclusão na rede municipal de Catalão ser bastante recente, é importante lembrar que a inclusão tem início bem antes do município assinar qualquer termo de adesão, visto que, os alunos público-alvo da Educação Especial possuem, por lei, o direito ao acesso à escolarização. Entretanto, nota-se que a realidade ainda se apresenta distante de efetivar com sucesso as políticas inclusivas existentes.
37 downloads
DOI: 10.5151/9788580391664-14
Como citar:
ARIOZA, Carolina dos Santos; TARTUCI, Dulcéria; "Implantação da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Catalão-GO e o trabalho do professor de apoio à inclusão: políticas, práticas e desafios", p. 243-264. Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391664, DOI 10.5151/9788580391664-14