Estudos de gênero: ideologia, ciência e currículo escolar

Silva, Lenina Vernucci da ; Correa, Cynthia Harumy Watanabe ; Rodrigues, Juliana Pedreschi

Resumo:

Partiremos da relação entre ciência e ideologia, entendendo gênero enquanto uma categoria de análise científica (Scavone, 2008; Scott, 2017), para mostrar que a narrativa conservadora só gera confusão na população ao associar o termo gênero à noção de ideologia, que, para além de descabida, é vista como perigosa para as famílias e, principalmente, para as crianças. Por último, será analisado, com o apoio da pesquisa documental, o conteúdo da BNCC e do Currículo Paulista no que se refere à exclusão de termos como gênero e orientação sexual. De maneira similar, termos como igualdade, identidade e cidadania aparecem de forma genérica em competências e habilidades em ambos os documentos, sem desenvolvê-los e problematizá-los, ou seja, não valorizam o conhecimento científico.

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DOI: 10.5151/9786555502985-16

Referências bibliográficas
  • DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • ENGELS, F.; MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
  • ESCOLA SEM PARTIDO. Movimento Escola sem Partido, 2019. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/ . Acesso em: 25 jun. 2023.
Como citar:

SILVA, Lenina Vernucci da; CORREA, Cynthia Harumy Watanabe; RODRIGUES, Juliana Pedreschi; "Estudos de gênero: ideologia, ciência e currículo escolar", p. 238-249. Demarcando Mudanças Sociais: Intercursos de Tensões em Diferentes Contextos. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555502985, DOI 10.5151/9786555502985-16