Três desafios para o ensino da filosofia do direito
Murata, Daniel Peixoto
Resumo:
Neste artigo, analiso três desafios para o ensino da filosofia do direito. Ainda que a disciplina seja considerada obrigatória na maioria dos cursos jurídicos no Brasil e também em outros países, ela enfrenta questionamentos sobre seu valor a todo momento. O primeiro desafio que analiso pode ser descrito como um isolacionismo metodológico que permeou por muito tempo a disciplina. O ensino bem sucedido da filosofia do direito demanda que atentemos ao fato de o direito ser inserido em formas de vida concretas. O segundo desafio decorre das mudanças do ensino jurídico em geral. A pressão por mudanças vem de, pelo menos, dois lados. De um lado, o surgimento de novas tecnologias demanda um ensino jurídico mais atualizado. De outro, hoje as faculdades de direito apresentam um corpo discente muito mais plural tanto em termos de backgrounds individuais quanto em termos de projetos de carreira dos alunos. O ensino jurídico em geral, e da filosofia do direito, precisa se adaptar a essas novas realidades. O terceiro e último desafio que analiso é a questão do bacharelismo. O bacharelismo, argumento, é a interdisciplinariedade da forma errada. Superar o bacharelismo na filosofia do direito demanda uma reflexão sobre a estrutura dos cursos da disciplina. Concluo o artigo com algumas considerações que limitam os argumentos aqui desenvolvidos.
87 downloads
DOI: 10.5151/9786555502688-05
Referências bibliográficas
- CEREZETTI, S.; ALMEIDA, C. B. de; GUIMARÃES, L. G.; RAMOS, L. de O., 2019. Interações de Gênero no Ensino Jurídico: um convite à reflexão (JOTA, 03 de dez. de 2019).
- Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/interacoes-de-genero-no-
- -ensino-juridico-um-convite-a-reflexao-03122019. Acesso em: 23 abr. 2020.
- CHEN, Angela, 2020. ‘Can an AI be an inventor? Not yet’ (MIT Technology Review, 8 de janeiro de 2020). Disponível em: https://www.technologyreview.com/s/615020/ai-inventor-patent-dabus-intellectual-property-uk-european-patent-office-law/. Acesso em: 10 jun. 2021.
- COHEN, Mark A., 2018. ‘How Will Legal Education And Training Keep Pace With Change?’
- (Forbes, 10 de setembro de 2018). Disponível em: https://www.forbes.com/sites/markcohen1/2018/09/10/how-will-legal-education-and-training-keep-pace-with-change/#-
- 4c0504aa7055. Acesso em: 21 abr. 2020.
- DENVIR, Catrina, 2017. ‘The rise of the multi-disciplinary lawyer: A challenge for legal education’ (Legal Futures, 26 de maio de 2017). Disponível em: https://www.legalfutures.co.uk/
- blog/rise-multi-disciplinary-lawyer-challenge-legal-education. Acesso em: 21 abr. 2020.
- DWORKIN, Ronald, 1977. Taking Rights Seriously. Cambridge: Harvard University Press.
- DWORKIN, Ronald, 2006. Hart’s Postscript and the Point of Political Philosophy. In: DWORKIN, Ronald. Justice in robes. Cambridge, MA: Harvard University Press.
- ECONOMIDES, Kim, 2015. Legal Education. In: International Encyclopedia of the Social &
- Behavioral Sciences 2nd edition, v. 13, Elsevier.
- GARDNER, John, 2012. Legal Positivism: 5 ½ Myths. In: GARDNER, John. Law as a Leap of
- Faith. Oxford: Oxford University Press.
- HOFFMANN, Lord Lennie, 2010. The Achilleas: Custom and Practice or Foreseeability. In:
- Edinburgh Law Review v. 14.
- HOLMES, Oliver W., 1897. The Path of the Law. In: Boston Law School Magazine, v. 1, n. 4.
- KRONMAN, Anthony, 2003. The Law as a Profession. In: RHODE, D. L. (ed.). Ethics in practice: Lawyers’ roles, responsibilities, and regulation. Oxford: Oxford University Press.
- KRONMAN, Anthony, 2007. Education’s End – Why our colleges and universities have given up
- the meaning of life. New Haven: Yale University Press.
- MACEDO Jr, Ronaldo Porto; PICCOLO, Carla H. B., 2014. Remarks on the Philosophy of
- Law in Brazil in the Twentieth Century. In: Problema – Anuario de Filosofia y Teoría del
- Derecho, n. 8.
- NICOLAE, Maria, 2015. Legal Education, Legal Practice and Ethics. In: Legal Education Review v. 25.
- PRIEL, Dan, 2011. Positivism and the Separation of Law and Jurisprudence. Osgoode Hall Law
- School Research Paper Series, research paper n. 26/2011, disponível em: <http://papers.ssrn.
- com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1951912>. Acesso em: 10 jun. 2021.
- RAZ, Joseph, 1979. The authority of law: essays on law and morality. Oxford: Clarendon Press.
- RAZ, Joseph, 2009. Between Authority and Interpretation – On the Theory of Law and Practical
- Reason. Oxford: Oxford University Press.
- TREANOR, W. M.; SEIDMAN, L. M.; KATZMANN, R. A.; SCHRAG, P. G.; WEST, R. L.;
- WHITE, P. D., 2016. The Crisis in Legal Education. American Academy of Arts & Sciences, Spring 2016 Bulletin. Disponível em: https://www.amacad.org/news/crisis-legal-education. Acesso em: 22 maio 2020.
- WILLIAMS, Bernard, 2014. A Matter of Principle, by Ronald Dworkin (1986). In: WILLIAMS, Bernard. Essays and Reviews 1959-2002. Princeton: Princeton University Press.
- CASOS CITADOS
- Hadley v Baxendale [1854] 9 Ex 341.
- Koufos v C Czarnikow Ltd [1967] 3 All ER 686.
- Transfield Shipping Inc v Mercator Shipping Inc [2008] UKHL 48.
Como citar:
MURATA, Daniel Peixoto; "Três desafios para o ensino da filosofia do direito", p. 123-136. PósDebate: 10 anos: grupo de debates da pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. São Paulo: Blucher, 2025.
ISBN: 9786555502688, DOI 10.5151/9786555502688-05