O Estudo de Polinômios com Relatos de História da Matemática

Souza, Francisca Alves de ; Silva, Bárbara Costa da

Resumo:

Os polinômios são de suma relevância para a matemática e, quando associados a funções, modelam vários fenômenos do nosso dia a dia. Esse assunto é abordado, pela primeira vez, no 8º ano do ensino fundamental, porém os alunos chegam ao ensino médio e superior com várias dificuldades na aprendizagem desse assunto, principalmente no que tange produtos notáveis. Essas dificuldades ocorrem por inúmeros motivos, sendo um dos principais a aversão que os alunos têm pelas aulas de matemática. Por essa razão, este capítulo tem como objetivo tornar o conteúdo atrativo devido ao design da abordagem utilizada na digitação e da sua junção com a história da matemática, tornando-a uma ferramenta de auxílio do processo de ensino-aprendizagem, assim como revela uma matemática mais dinâmica já que mostra o desenvolvimento dessa ciência no decorrer do tempo.

87 downloads

história da matemática, ensino de matemática, formação de professores de matemática

DOI: 10.5151/9786555500943-5

Referências bibliográficas
  • ANDRADE, C. H. V. d. História Ilustrada da Medicina da Idade Média ao Século do Início da Razão: a medicina no seu contexto sociocultural história. 1. ed. São Paulo: Editora Baraúna, 2015.
  • BIANCHINI, E. Matemática, 8o ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
  • IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar, 5: combinatória, probabilidade. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013a.
Como citar:

SOUZA, Francisca Alves de; SILVA, Bárbara Costa da; "O Estudo de Polinômios com Relatos de História da Matemática", p. 131-166. Coletânea de estudos de egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-5