Códigos Corretores de Erros no Ensino Médio: Um Estudo sobre o Código de Hamming
Lira, Everton Henrique Cardoso de; Dantas, Márcia Pragana;
Resumo:
Os Códigos Corretores de Erros são um tema de bastante utilidade em diversas aplicações tecnológicas nas engenharias, por exemplo, e em pesquisas na área da matemática aplicada. Embora o tema seja amplamente abordado em pesquisas matemáticas acadêmicas, o mesmo ainda é pouco explorado em nível da Educação Básica, mais precisamente, no Ensino Médio. Por esse motivo, no presente trabalho, nos propomos a contribuir com a inserção desse importante assunto na esfera do Ensino Básico.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555500943-4
Referências bibliográficas
-
ABRANTES, S. A. Notas históricas da codificação para controle de erros. São Paulo, 09 de jul. de 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/amp17613484-Notas-historicas-dacodificacao-para-controlo-de-erros.html. Acesso em 09 de jul. de 2021.
AGUIAR, J.; VIEIRA, S.; CAVALCANTE, R. Códigos quânticos corretores de erros. In: V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2010, Maceió. Anais... Maceió: IFAC, 2011.
ALVES, B. C. Uma proposta de oficina sobre códigos para a contextualização do estudo de aritmética e matrizes no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Como citar:
LIRA, Everton Henrique Cardoso de; DANTAS, Márcia Pragana;
"Códigos Corretores de Erros no Ensino Médio: Um Estudo sobre o Código de Hamming",
p. 95 -130.
In:
Coletânea de Estudos de Egressos do PROFMAT-UFRPE.
São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943,
DOI 10.5151/9786555500943-4