Códigos Corretores de Erros no Ensino Médio: Um Estudo sobre o Código de Hamming

Lira, Everton Henrique Cardoso de; Dantas, Márcia Pragana;

Resumo:

Os Códigos Corretores de Erros são um tema de bastante utilidade em diversas aplicações tecnológicas nas engenharias, por exemplo, e em pesquisas na área da matemática aplicada. Embora o tema seja amplamente abordado em pesquisas matemáticas acadêmicas, o mesmo ainda é pouco explorado em nível da Educação Básica, mais precisamente, no Ensino Médio. Por esse motivo, no presente trabalho, nos propomos a contribuir com a inserção desse importante assunto na esfera do Ensino Básico.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500943-4

Referências bibliográficas
  • ABRANTES, S. A. Notas históricas da codificação para controle de erros. São Paulo, 09 de jul. de 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/amp17613484-Notas-historicas-dacodificacao-para-controlo-de-erros.html. Acesso em 09 de jul. de 2021. AGUIAR, J.; VIEIRA, S.; CAVALCANTE, R. Códigos quânticos corretores de erros. In: V Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2010, Maceió. Anais... Maceió: IFAC, 2011. ALVES, B. C. Uma proposta de oficina sobre códigos para a contextualização do estudo de aritmética e matrizes no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Como citar:

LIRA, Everton Henrique Cardoso de; DANTAS, Márcia Pragana; "Códigos Corretores de Erros no Ensino Médio: Um Estudo sobre o Código de Hamming", p. 95 -130. In: Coletânea de Estudos de Egressos do PROFMAT-UFRPE. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500943, DOI 10.5151/9786555500943-4