Indústria 4.0, consumidores e sustentabilidade na cadeia de moda

Indústria 4.0, consumidores e sustentabilidade na cadeia de moda

Oliveira, Rimena Canuto; Garcia, Solimar;

Resumo:

Na cadeia têxtil, a economia circular se torna cada vez mais importante devido aos diversos tipos de impactos que ela causa ao meio ambiente. As mudanças estão acontecendo vagarosamente e pulverizadas em diversos setores da cadeia e do mundo, envolvendo desde a concepção até a produção e o consumo dos produtos de uma forma mais sustentável. As abordagens inovadoras são de diversos tipos e buscam reduzir o desperdício, minimizar o consumo de recursos e criar formas de transformar a indústria em um modelo sustentável. Este capítulo apresenta um pouco da história da indústria têxtil no Brasil e o caminho que arduamente vem sendo trilhado pelo setor para chegar a algum tipo de sustentabilidade e caminhar para a economia circular. Este é o terceiro segmento mais poluente do mundo, ficando atrás apenas de petróleo e gás e do setor alimentício. Palavras-chave: indústria têxtil; confecções; roupas baratas; fast fashion; consumo consciente.

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Na cadeia têxtil, a economia circular se torna cada vez mais importante devido aos diversos tipos de impactos que ela causa ao meio ambiente. As mudanças estão acontecendo vagarosamente e pulverizadas em diversos setores da cadeia e do mundo, envolvendo desde a concepção até a produção e o consumo dos produtos de uma forma mais sustentável. As abordagens inovadoras são de diversos tipos e buscam reduzir o desperdício, minimizar o consumo de recursos e criar formas de transformar a indústria em um modelo sustentável. Este capítulo apresenta um pouco da história da indústria têxtil no Brasil e o caminho que arduamente vem sendo trilhado pelo setor para chegar a algum tipo de sustentabilidade e caminhar para a economia circular. Este é o terceiro segmento mais poluente do mundo, ficando atrás apenas de petróleo e gás e do setor alimentício. Palavras-chave: indústria têxtil; confecções; roupas baratas; fast fashion; consumo consciente.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503456-14

Referências bibliográficas
  • SANTOS, J. L.; SCHIMIDT, P.; PINHEIRO, P. R.; NUNES, M. S. Fundamentos de
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Como citar:

OLIVEIRA, Rimena Canuto; GARCIA, Solimar; "Indústria 4.0, consumidores e sustentabilidade na cadeia de moda", p. 208 -221. In: ESG e economia circular na gestão 4.0: Ações para negócios mais sustentáveis. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503456, DOI 10.5151/9786555503456-14