Benchmarking de Práticas Inovadoras na Educação Superior

Bresolin, Graziela Grando; Prado, Gladys Milena Berns Carvalho do; Boiani, Estela da Silva; Freire, Patricia de Sá;

Resumo:

As mudanças constantes do mundo demandam cada vez mais competências técnicas e socioemocionais, tanto para lidar com as novas tecnologias como para trabalhar em grupos. E o processo de ensino e aprendizagem deve promover essas novas competências através de práticas inovadoras para a formação dos futuros profissionais que são preparados para o mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um benchmarking realizado sobre o que há de práticas inovadoras no ensino superior em diferentes instituições do mundo. A metodologia da pesquisa é caracterizada como qualitativa por sua abordagem, exploratória descritiva por sua finalidade e com a realização de um benchmarking com análise documental dos dados disponíveis na Internet como técnica. Os resultados demonstram que as instituições denominadas inovadorasestão aplicando novos métodos de ensino e aprendizagem, investindo nas tecnologias educacionais e estão inseridas em ecossistemas de inovação.

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DOI: 10.5151/9788580394269-14

Referências bibliográficas
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Como citar:

BRESOLIN, Graziela Grando; PRADO, Gladys Milena Berns Carvalho do; BOIANI, Estela da Silva; FREIRE, Patricia de Sá; "Benchmarking de Práticas Inovadoras na Educação Superior", p. 245 -258. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-14