Ética na Pesquisa e Inovação Responsáveis na Formação Profissional do Estudante de Ciências Contábeis

Souza, Jamile Rodrigues de; Pinto, Sonia Maria da Conceição; Ribeiro, Silvar Ferreira;

Resumo:

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa motivada pela inclinação dos autores em compreender um fenômeno muito recorrente no país, referente à proliferação de notícias nas mais diversas mídias, desde as convencionais às contemporâneas, veiculadas nas redes sociais, blogs, sites etc., sobre corrupção, fraudes, violência doméstica, roubos, assaltos, sequestros, dentre outros, trazendo para o debate as discussões sobre os princípios éticos da sociedade.Nesse contexto, constata-se que a ética vem sendo abordada nos diversos cursos de graduação, como um componente curricular específico ou mesmo no âmbito de outros componentes, a exemplo do curso de ciências contábeis da Universidadedo Estado da Bahia – UNEB. Assim, esta pesquisa questionou quais as contribuições do componente curricular Ética e Filosofia Profissional para a formação dos futuros profissionais da área de Ciências Contábeis? Fundamentaram-se teoricamente em autores como Malacarne, Strieder e Lima (2011); Kleinman (2014); Lopes e Sá (1996), dentre outros para os quais a ética é intrínseca à ação humana, pode ser classificada sob diferentes formas tais como normativa, descritiva e aplicada e pode ser desenvolvida no sujeito através do seu processo de formação. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que buscou analisar e compreender a visão dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis sobre as contribuições da disciplina Ética e Filosofia Profissional para o exercício da sua profissão. Conclui-se que, na compreensão dos estudantes, sujeitos desta pesquisa, a disciplina Ética e Filosofia Profissional contribui para a formação do graduando por ser necessária para refletir e analisar sobre a conduta humana, logo após sua conduta profissional.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394269-13

Referências bibliográficas
  • BEUREN, Ilse Maria; LONGARAY, André Andrade. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. 189 p. CAPLAN, S. Using focus group methodology for ergonomic design. Ergonomics, v. 33, n. 5, p. 527-33, 1990.CASSARRO, Antônio Carlos. O Auditor e a Ética Profissional. Revista Enfoque Reflexão Contábil. UEM, n. 10, 1992.
Como citar:

SOUZA, Jamile Rodrigues de; PINTO, Sonia Maria da Conceição; RIBEIRO, Silvar Ferreira; "Ética na Pesquisa e Inovação Responsáveis na Formação Profissional do Estudante de Ciências Contábeis ", p. 229 -244. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-13