AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS AUTISTAS (ADACA)
Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos ; CAMINHA, Adriano de Oliveira ; Alves, Priscila Pires
Resumo:
O ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), tem como objetivo desenvolver estudos sobre autismo e desenvolver uma ferramenta computacional para apoio à inclusão digital e à inclusão social de crianças com autismo. O Projeto de Pesquisa e Extensão ADACA está em desenvolvimento e teve seu início como um projeto de extensão apoiado pelo CNPq, através de pro-jeto aprovado no final de 2010, que recebeu dos avaliadores do CNPq aprovação total. Este projeto possui ainda apoio do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Flu-minense – UFF, na disponibilização de infraestrutura que inclui o Laboratório do ADACA (LADACA), os Laboratórios Didáticos de Computação e o Labo-ratório e Ambiente de Desenvolvimento e Pesquisa em Ciência da Computação (CORPSE). O projeto tem também o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Exten-são da UFF (PROEX/UFF) e da FAPERJ.
81 downloads
DOI: 10.5151/9788580391329-13
Referências bibliográficas
- BAUER, C., KING, G., Java Persistence with Hibernate, Ed. Manning, 2006.BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei No. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em: <http://grad.unifesp.br/alunos/cg/ldb/LDB.pdf>. Acessado em 02 de dezembro 2014.BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Deficiência Mental. Programa de capacitação de Recursos Humanos de Ensino Fundamental-Deficiência Mental. Brasília: SEESP, 1997.BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A., Estatística Básica. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.CAMINHA, V. L. P. S., CAMINHA, A. O., VICENTE, G. L. F., ASSIS, L. M., HUGUENIN, J. Y., ALVES, P. P., FELIX, P. C., PIMENTEL, R. D. P., Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) In: II Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo Autismo e Deficiência Múltipla, 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Inclusão: Discutindo Autismo e Deficiência Múltipla. v.1. p.156 -167, 2013.CORMEN, T.H. et al. Algoritmos – Teoria e Prática, Tradução da 2ª Ed. Ed. Campus, 2002.GOODRICH, M.T., TAMASSIA, R., Estruturas de Dados e Algoritmos em Java, 2a. Ed., Ed. Bookman, 2002.KE, Fengfeng, A Qualitative Meta-Analysis of Computer Games a Learning Tools, University of New Mexico, USA, 2009.MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. L. Noções de Probabilidade e Estatística, 6. ed. São Paulo: Edusp, 2005.PASSERINO, L. M.; SANTAROSA, L. C. M. - EDUKITO: Propiciando a inclusão digital de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – CINTED-UFRGS, V.2. No. 1, Março, 2004.PASSERINO, L. M.; SANTAROSA, L. C. M. Interação social no autismo em ambientes digitais de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. v.20 n.1- Porto Alegre, 2007.PONTY, M, Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2010. SPIEGEL, M. R., Probabilidade e Estatística. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2004. (Coleção Schaum).STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.VYGOTSKY, L. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6a. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1993.VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Como citar:
CAMINHA, Vera Lúcia Prudência dos Santos; CAMINHA, Adriano de Oliveira; ALVES, Priscila Pires; "AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS AUTISTAS (ADACA)", p. 123-137. Autismo: vivências e caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391329, DOI 10.5151/9788580391329-13