O USO DE PLANILHA DE REGISTRO DE LEITURA DE HISTÓRIA INFANTIL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

MIURA, Regina Keiko Kato;

Resumo:

A demanda de crianças que apresentam dificuldade na leitura tem aumenta-do frequentemente nas escolas do ensino fundamental. Quando se propõe a tra-balhar o processo de leitura com o recurso de livros de história infantil no ensino fundamental se espera que os educandos sejam motivados a olhar, ver, manipular e envolver toda a sua atenção para o livro que escolheram. O presente estudo objetivou elaborar uma planilha por meio do Microsoft Office Excel versão 2010 para arquivar os dados de registro de leitura de cada aluno leitor da sala de aula.  Os participantes do estudo foram alunos com deficiência intelectual, espectro do autismo e dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita de uma Escola Munici-pal de Ensino Fundamental/SP. Os materiais utilizados foram 19 livros de história infantil. Para a avaliação contou-se com o livro que continha as dificuldades gra-maticais da linguagem escrita e para a intervenção em leitura utilizaram-se dezoi-to livros de histórias infantis graduados em níveis de dificuldades e outros livros que os alunos selecionaram conforme seu interesse. Para a elaboração da planilha de dados de leitura foram utilizados os registros impressos de textos de análise de leitura e reescritas já existentes na literatura da área. Em princípio, delimitou-se um sistema operacional de usabilidade fácil e que fosse acessível no mercado sem pagamento adicional de licenças de uso. O software foi elaborado por meio de planilha do sistema Microsoft Excel 2010 (software integrado de planilha e gráfi-cos) incluído em um pacote de fácil utilização em função da ampla popularidade e por fazer parte do pacote da Microsoft Office 2010 (sistema operacional para uso empresarial e doméstico com o fim de auxiliar no trabalho diário em escritó-rios e empresas, inclusive, em ambiente escolar). O uso da planilha para dados de leitura facilitou o trabalho de sistematização por parte dos mediadores em leitura e dos professores, justamente, por ter em um único ambiente todos os dados de leitura dos seus alunos. Além do mais, a planilha foi compartilhada e utilizada em sistema por diferentes usuários ao mesmo tempo. 

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580391329-12

Referências bibliográficas
  • ALVES, R. A menina e o pássaro encantado. 19ª ed. São Paulo: Loyola, 2002. BARROS, M. S. M.; MARTELLI, R. Excel 2013 Avançado. São Paulo: Senac, 2013.ENDEMANN, P.; PESSÔA, C. V. B. B.; PEREZ, W. F.; TOMANARI, G. Y. Identificação de operantes verbais constituintes da leitura por meio da análise dos movimentos dos olhos. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 27, p. 139-148, 2011.Excel 4 for Windows: guia autorizado Microsoft / The CobbGroup; Tradução Maria Claudia Santos Ribeiro; revisão técnica: Mário Magyar Franco. – São Pau-lo: Markron Books, 1993.FERRARI, F. A. Excel para finanças pessoais. São Paulo: Digerati Books, 2007. 128 p.JUCA, S. C. S. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Rev. Ciências & Cognição, v.8, n.3, p. 22-28, 2006.JUNQUEIRA, S. A arara cantora. Coleção Estrelinha 2. 2a. ed. São Paulo: Ática, 1985.______________. . Um palhaço diferente. Coleção Estrelinha 3.2a.ed.São Paulo: Ática, 1985.______________. . O macaco e a mola. Coleção Estrelinha. 1. 2a.ed.São Paulo: Ática, 1996._____________. O galo maluco. Coleção Estrelinha 1. 2a. Ed. São Paulo: Ática, 1985._____________. O pato e o sapo. Coleção Estrelinha 1. 2a. Ed. São Paulo: Ática, 1985._____________. O macaco medroso. Coleção Estrelinha 2. 2a. Ed. São Paulo: Ática, 1985._____________. A arara cantora. Coleção Estrelinha 2. 2a. Ed. São Paulo: Ática, 1985._____________. O caracol viajante. Coleção Estrelinha 2. 2a. Ed. São Paulo: Ática, 1985._____________. O barulho fantasma. Coleção Estrelinha3. 2a. Ed. São Paulo: Ática, 1985._____________. O peixe pixote. Coleção Estrelinha 3. 2a. Ed. São Paulo: Ática, 1985._____________. Um palhaço diferente. Coleção Estrelinha3. 2a.Ed. São Paulo: Ática, 1985.LIMA, O. A. Uma Introdução Voltada Ao Ensino Médio Por Meio De Simula-ções Via Planilha Eletrônica E Exercícios Interativos. In: Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010. Anais do X Encontro Nacional de Educação Mate-mática. Curitiba, Paraná. 200 p.MEDEIROS, A; PAIVA; S. ESCollab: Uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Software. Aracajú- SE In: XXII Simpósio Brasi-leiro de Informática na Educação, 2011.MENEZES, C. S.; VALLI, M. C. P. Uso de Planilha Eletrônica Como Instrumento de Apoio À Construção do Conhecimento. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1997. Anais do VIII SEMISH. São José dos Campos, São Paulo. p. 255-269.MIURA, R. K. K. Inclusão escolar de pessoas com espectro do autismo: análise da escrita após a leitura de história infantil. In: Nunes, LROP; Suplino, M; Walter. CCF. (Org.). Ensaios sobre autismo e deficiência múltipla. 1ªed.Marília: ABPEE – Marquezine & Manzini, 2013, v. 1, p. 71-96.MIURA, R.K.K. Oportunidade de Resposta Seguida por Dicas: Um procedimen-to para Desenvolvimento de Leitura em alunos com Dificuldade de Aprendiza-gem. Tese de Mestrado: São Carlos: Ufscar, 1992.MORGADO, M. J. L. Formação de professores de matemática para o uso pe-dagógico de planilhas eletrônicas de cálculo: análise de um curso a distância via internet. Tese de Doutorado: São Carlos: Ufscar, 2003.MUSSOLINI, A. F. Reflexões de futuros professores de Matemática sobre suas práticas de sala de aula utilizando atividades com o auxílio de planilhas eletrôni-cas de cálculo. In: XI CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Mate-mática, 2003, Blumenau - Santa Catarina. XI CIAEM - Conferência Interameri-cana de Educação Matemática, 2003. ROVER, M. P.; EVANGELISTA, C. R. Matemática Financeira No Ensino Médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica. Eventos Pedagógicos, v. 03, p. 427-437, 2012.SANTOS, J. F.; SOUSA, A. P. R.; SELIGMAN, L. Análise comparativa do desem-penho em leitura e escrita de crianças expostas e não expostas a níveis elevados de pressão sonora. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal, 2013. TROBIA, J.; CARVALHO, E. G. O uso de tecnologias na construção de gráficos a partir da planilha eletrônica calc. Secretaria da Educação do Paraná, 2008 (O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE). - Sites consultados:Aplicar validação de dados a células. Disponível em: . Acessado em 23/05/2014.Criar um gráfico. Disponível em: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/criar-um-grafico-HP001233728.aspx. Acessado em: 11/07/2014.HIPERLINK (Função HIPERLINK). Disponível em: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/hiperlink-funcao-hiperlink-HP010342583.aspx. Acessado em 04/06/2014.
Como citar:

MIURA, Regina Keiko Kato; "O USO DE PLANILHA DE REGISTRO DE LEITURA DE HISTÓRIA INFANTIL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS", p. 107 -122. In: Autismo: Vivências e Caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391329, DOI 10.5151/9788580391329-12