O USO DE PLANILHA DE REGISTRO DE LEITURA DE HISTÓRIA INFANTIL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

MIURA, Regina Keiko Kato

Resumo:

A demanda de crianças que apresentam dificuldade na leitura tem aumenta-do frequentemente nas escolas do ensino fundamental. Quando se propõe a tra-balhar o processo de leitura com o recurso de livros de história infantil no ensino fundamental se espera que os educandos sejam motivados a olhar, ver, manipular e envolver toda a sua atenção para o livro que escolheram. O presente estudo objetivou elaborar uma planilha por meio do Microsoft Office Excel versão 2010 para arquivar os dados de registro de leitura de cada aluno leitor da sala de aula.  Os participantes do estudo foram alunos com deficiência intelectual, espectro do autismo e dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita de uma Escola Munici-pal de Ensino Fundamental/SP. Os materiais utilizados foram 19 livros de história infantil. Para a avaliação contou-se com o livro que continha as dificuldades gra-maticais da linguagem escrita e para a intervenção em leitura utilizaram-se dezoi-to livros de histórias infantis graduados em níveis de dificuldades e outros livros que os alunos selecionaram conforme seu interesse. Para a elaboração da planilha de dados de leitura foram utilizados os registros impressos de textos de análise de leitura e reescritas já existentes na literatura da área. Em princípio, delimitou-se um sistema operacional de usabilidade fácil e que fosse acessível no mercado sem pagamento adicional de licenças de uso. O software foi elaborado por meio de planilha do sistema Microsoft Excel 2010 (software integrado de planilha e gráfi-cos) incluído em um pacote de fácil utilização em função da ampla popularidade e por fazer parte do pacote da Microsoft Office 2010 (sistema operacional para uso empresarial e doméstico com o fim de auxiliar no trabalho diário em escritó-rios e empresas, inclusive, em ambiente escolar). O uso da planilha para dados de leitura facilitou o trabalho de sistematização por parte dos mediadores em leitura e dos professores, justamente, por ter em um único ambiente todos os dados de leitura dos seus alunos. Além do mais, a planilha foi compartilhada e utilizada em sistema por diferentes usuários ao mesmo tempo. 

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M, a, e, i, c, n, h, O, S, U

DOI: 10.5151/9788580391329-12

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Como citar:

MIURA, Regina Keiko Kato; "O USO DE PLANILHA DE REGISTRO DE LEITURA DE HISTÓRIA INFANTIL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS", p. 107-122. Autismo: vivências e caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391329, DOI 10.5151/9788580391329-12