AVALER: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA ESTIMULAR O LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

CRUZ, Mara Monteiro da

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo descrever o desenvolvimento de um am-biente virtual de aprendizagem (AVALER), concebido para favorecer o processo de letramento de estudantes com deficiência intelectual. São caracterizadas, no texto, a deficiência intelectual e a proposta desenvolvida, bem como o caminho percorrido para sua criação e implementação. O estudo seguiu os pressupostos teóricos da pesquisa-ação, tendo como sujeitos dois professores e nove alunos de uma escola pública especializada para alunos com deficiência intelectual no município do Rio de Janeiro, que realizaram atividades com informática durante dez meses de um ano letivo. Foi observado um grande envolvimento dos sujeitos com o AVALER. Os alunos demonstraram interesse em ler os textos disponibilizados e em escrever sobre os assuntos abordados.

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M, a, e, i, c, n, h, O, S, U

DOI: 10.5151/9788580391329-11

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Como citar:

CRUZ, Mara Monteiro da; "AVALER: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA ESTIMULAR O LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL", p. 91-106. Autismo: vivências e caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391329, DOI 10.5151/9788580391329-11