Reflexões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras
Nunes, Fabiano Elias ; Faleiro, Wender
Resumo:
As políticas educacionais que valorizam e pregam o acesso universal e democrático a todos, proporcionaram grande mobilidade de pessoas, a ampliação da escolarização obrigatória e uma diversidade de público que leva a arguir o atual papel e função da escola. Os conceitos que surgiram desde a década de 1960, como o de normalidade e integração, são agora questionados se de fato atendem a atual confguração que coloca em pauta, dentro do ambiente escolar, temas como inclusão e ressocialização. Assim, o presente estudo objetiva analisar os conceitos e aplicabilidade dos termos Integração, Inclusão e Ressocialização dentro do contexto das Políticas e Práticas educacionais além, de compreender as atuais políticas de inclusão no Brasil e suas perspectivas para a escola inclusiva e ressocializadora. O presente texto consiste em uma pesquisa qualitativa e é resultado de um levantamento bibliográfco. Esta compreensão se faz necessária
para que os referidos termos não sejam usados aleatoriamente ou tenham seu
verdadeiro signifcado etimológico esmaecido.
23 downloads
DOI: 10.5151/9788580392258-10
Referências bibliográficas
- BORGES, M. C.; PEREIRA, H. O. S.; AQUINO, O. F. Inclusão versus integração: a problemática das políticas e da formação docente. Revista Ibero-americana
- de Educação, n. 59/3, 2012. BRANDÃO, A. A. Conceitos e coisas: Robert Castel, a “desfliação” e a pobreza urbana no Brasil. Emancipação. n. 1, v. 2, 2002, p. 141-157. DALL’AGNO. L. L. Ressocialização do apenado: a difculdade do retorno à sociedade. Dissertação (Graduação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de Ciências Jurídicas e Sociais. Repositório Digital. Rio Grande do Sul, 2009.
Como citar:
NUNES, Fabiano Elias; FALEIRO, Wender; "Reflexões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras", p. 139-150. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-10