Reflexões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras

Nunes, Fabiano Elias ; Faleiro, Wender

Resumo:

As políticas educacionais que valorizam e pregam o acesso universal e democrático a todos, proporcionaram grande mobilidade de pessoas, a ampliação da escolarização obrigatória e uma diversidade de público que leva a arguir o atual papel e função da escola. Os conceitos que surgiram desde a década de 1960, como o de normalidade e integração, são agora questionados se de fato atendem a atual confguração que coloca em pauta, dentro do ambiente escolar, temas como inclusão e ressocialização. Assim, o presente estudo objetiva analisar os conceitos e aplicabilidade dos termos Integração, Inclusão e Ressocialização dentro do contexto das Políticas e Práticas educacionais além, de compreender as atuais políticas de inclusão no Brasil e suas perspectivas para a escola inclusiva e ressocializadora. O presente texto consiste em uma pesquisa qualitativa e é resultado de um levantamento bibliográfco. Esta compreensão se faz necessária 
para que os referidos termos não sejam usados aleatoriamente ou tenham seu
verdadeiro signifcado etimológico esmaecido.
  

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a, t, e, i, c, n, , S, X

DOI: 10.5151/9788580392258-10

Referências bibliográficas
  • BORGES, M. C.; PEREIRA, H. O. S.; AQUINO, O. F. Inclusão versus integração: a problemática das políticas e da formação docente. Revista Ibero-americana
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Como citar:

NUNES, Fabiano Elias; FALEIRO, Wender; "Reflexões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras", p. 139-150. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-10