Reflexões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras

Nunes, Fabiano Elias ; Faleiro, Wender

Resumo:

As políticas educacionais que valorizam e pregam o acesso universal e democrático a todos, proporcionaram grande mobilidade de pessoas, a ampliação da escolarização obrigatória e uma diversidade de público que leva a arguir o atual papel e função da escola. Os conceitos que surgiram desde a década de 1960, como o de normalidade e integração, são agora questionados se de fato atendem a atual confguração que coloca em pauta, dentro do ambiente escolar, temas como inclusão e ressocialização. Assim, o presente estudo objetiva analisar os conceitos e aplicabilidade dos termos Integração, Inclusão e Ressocialização dentro do contexto das Políticas e Práticas educacionais além, de compreender as atuais políticas de inclusão no Brasil e suas perspectivas para a escola inclusiva e ressocializadora. O presente texto consiste em uma pesquisa qualitativa e é resultado de um levantamento bibliográfco. Esta compreensão se faz necessária 
para que os referidos termos não sejam usados aleatoriamente ou tenham seu
verdadeiro signifcado etimológico esmaecido.
  

23 downloads

a, t, e, i, c, n, , S, X

DOI: 10.5151/9788580392258-10

Referências bibliográficas
  • BORGES, M. C.; PEREIRA, H. O. S.; AQUINO, O. F. Inclusão versus integração: a problemática das políticas e da formação docente. Revista Ibero-americana
  • de Educação, n. 59/3, 2012. BRANDÃO, A. A. Conceitos e coisas: Robert Castel, a “desfliação” e a pobreza urbana no Brasil. Emancipação. n. 1, v. 2, 2002, p. 141-157. DALL’AGNO. L. L. Ressocialização do apenado: a difculdade do retorno à sociedade. Dissertação (Graduação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de Ciências Jurídicas e Sociais. Repositório Digital. Rio Grande do Sul, 2009.
Como citar:

NUNES, Fabiano Elias; FALEIRO, Wender; "Reflexões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras", p. 139-150. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-10