POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS DIGITAIS COM CRIANÇA AUTISTA: ESTUDO DE CASO

CARVALHO, Odila Maria Ferreira de; NUNES, Leila Regina D'Oliveira de Paula;

Resumo:

Objetivo: estabelecer possibilidades de uso e aplicação de jogos digitais de domínio público, existentes na internet, como forma de promover a interação social, o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem em crianças por-tadoras de TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Metodologia: estudo de caso, com registro de intervalo. Coleta de dados, junto aos pais, por entrevista estruturada, para identificação desse sujeito. Utilização da ação mediadora (pro-fissional) nos contextos do sujeito pesquisado. Essas interações ocorreram com um único sujeito, uma vez por semana, durante dezesseis sessões, com a presença de dois terapeutas. Observação da criança durante os atendimentos, com registro das atividades realizadas e reação das crianças diante das mesmas. As sessões fo-ram filmadas, para posterior estudo; visitas ao contexto familiar do sujeito, com observação e orientações à mãe e coleta de informações sobre os avanços por ela percebidos. Resultado e Discussão: principais áreas de progresso: a) atenção, que foi descrita como melhor em 60% das situações; b) aumento na comunicação, descrita em 30% das situações. c) Esse tipo de atividade contribuiu significati-vamente para a melhoria nos movimentos inadequados, diminuindo a agitação do sujeito: em 50% das sessões registradas o paciente foi descrito como "mais calmo”. Outro aspecto relativamente surpreendente foi o aumento do contato ocular em 30% das situações; e do número de verbalizações: 32%. Conclusão: constata-se que o uso das novas tecnologias, mediado por pares, sejam adultos ou crianças, que possam orientar, estimular e regular com propostas de atividades do interesse do indivíduo com TEA, sejam jogos diversos ou atividades pedagógicas mais específicas e tradicionais para o ensino de cores, formas, letras e números, formação de palavras, expressão de sentimentos e outros, podem melhorar a inte-ração social, estimulando a atenção conjunta e variadas formas de comunicação.

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DOI: 10.5151/9788580391329-10

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Como citar:

CARVALHO, Odila Maria Ferreira de; NUNES, Leila Regina D'Oliveira de Paula; "POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS DIGITAIS COM CRIANÇA AUTISTA: ESTUDO DE CASO ", p. 77 -90. In: Autismo: Vivências e Caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391329, DOI 10.5151/9788580391329-10