Às Crianças do 1º Ano de 2020: Uma Carta para Daqui a Alguns Anos

Piestun, Tomaz Volpi Guimarães

Resumo:

“Esta carta tem um cenário: estamos em 2020, ano em que fazer escola teve de ser possível sem que as paredes da sala, a terra do quintal, fossem nosso espaço de encontro. Em 2020, fazer escola esvaziou-se de matéria, de presença, valendo-se do virtual como único meio disponível para acontecer um real. Sou professor de vocês, uma recém-chegada turma de 1º ano do Fundamental, com a sensível tarefa de pautar, mobilizar e desenrolar a pauta da alfabetização como centro do jogo, mais do que em nenhum outro ano escolar que vocês tenham vivido.”

45 downloads

Língua portuguesa, escrita

DOI: 10.5151/9786555501155-08

Referências bibliográficas
  • ANTUNES, I. (2009). Ensino de língua portuguesa: repercussões educacionais, políticas e socioeconômicas. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, pp. 231-240.
  • FERREIRO, E. & Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Trad. Diana Myrian Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artmed.
  • LARROSA, J. (2019). Sobre a lição ou do ensinar e do aprender na amizade e na liberdade. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas (pp. 173-183). 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica.
Como citar:

PIESTUN, Tomaz Volpi Guimarães; "Às Crianças do 1º Ano de 2020: Uma Carta para Daqui a Alguns Anos", p. 105-112. A escrita como exercício em processos formativos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501155, DOI 10.5151/9786555501155-08