Núcleo de Educação Terapêutica e a clínica constituída na relação entre educar e tratar

Fonseca, Paula Fontana

Resumo:

A criação do Núcleo de Educação Terapêutica (NET)1, em 2013, compôs com as demais frentes de trabalho do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia
da USP (IPUSP). Uma dupla razão sustentou essa implementação: por um lado, oferecer junto aos alunos de graduação do IPUSP a possibilidade de atuar no atendimento direto de crianças incidindo clinicamente na relação que estabelecem com o campo escolar. Por outro, oferecer atendimento público e gratuito a crianças que encontram dificuldades em seu processo de escolarização, mais precisamente no estabelecimento do laço com o outro. Dessa forma, o Serviço de Psicologia Escolar propôs um atendimento alinhado com a tripla vocação da universidade, a trama estabelecida entre formação, extensão e pesquisa. O NET inspirou-se no trabalho realizado no Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica (Kupfer, 2010a), instituição renomada no tratamento da infância e que muito contribui com pesquisas e produções na interface entre tratar e educar.

54 downloads

DOI: 10.5151/9788580392906-08

Referências bibliográficas
  • Bastos, M. B. (2012). Incidências do educar no tratar: desafios para a clínica psicanalítica da psicose infantil e do autismo. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Bastos, M. B., & Kupfer, M. C. M. (2010). A escuta de professores no trabalho de inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Estilos da Clinica, 15(1), 116-125. Recuperado em 03 junho, 2016, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.
  • php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282010000100008&lng=pt&tlng=pt. Cifali, M. (1996). Démarche clinique, formation e écriture. Perspectives en éducation et formation. (p.119-135) In Paquay, L. et al. (Orgs). Former des enseignants professionnels : quelles stratégies ? quelles compétences? Bruxelas: De Boeck Supérieur. Recuperado em 18 janeiro, 2016, de http://www.cairn.info/former-des-enseignants-professionnels--9782804137403-page-119.htm.
Como citar:

FONSECA, Paula Fontana; "Núcleo de Educação Terapêutica e a clínica constituída na relação entre educar e tratar", p. 125-134. Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-08