Organização e funcionamento dos subprojetos PIBID: contribuições com a formação docente

Santos, Marília Rita dos ; Tartuci, Dulcéria

Resumo:

O objetivo deste artigo é caracterizar a organização e o funcionamento dos subprojetos Pibid da Regional Catalão – UFG. Enquanto fundamentação teórica buscamos compreensão nos autores: Freire (1991), Gatti e Barreto(2009); Libâneo (2001); Sacristán (2008) dentre outros. A pesquisa foi confgurada em uma abordagem qualitativa, em que elaboramos para coleta de dados um questionário, para análise de dados utilizamos a Análise textual discursiva. Os resultados da pesquisa apontam que o modo de organização e funcionamento dos subprojetos PIBID UFG Regional Catalão, tem possibilitado uma relação com a aprendizagem e desenvolvimento dos bolsistas ID, contribuindo 
com a formação inicial e a constituição da identidade docente.
  

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DOI: 10.5151/9788580392258-07

Referências bibliográficas
  • BOGDAN, R. e BILKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Ofcial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007. GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia historico-crítica. Campinas – SP: Autores Associados, 2012.
Como citar:

SANTOS, Marília Rita dos; TARTUCI, Dulcéria; "Organização e funcionamento dos subprojetos PIBID: contribuições com a formação docente", p. 95-104. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-07