DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: RELATO DE UM CASO

DUARTE, Cíntia Perez; SCHWARTZMAN, José Salomão; MATSUMOTO, Michele Sayulli; BRUNONI, Decio;

Resumo:

 O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do de-senvolvimento caracterizado por prejuízos precoces na socialização e comuni-cação, bem como comportamentos e interesses restritos e estereotipados. Pode-mos caracterizar o TEA como um contínuo de alterações na comunicação social. Os indivíduos com TEA podem também apresentar vários sintomas adicionais como déficits cognitivos, hiperatividade, agressividade, ansiedade, entre outros. O diagnóstico pode ser suspeitado nos dois primeiros anos de vida. Mesmo sem confirmação diagnóstica, a intervenção precoce deve ser instituída. A intervenção precoce, baseada na análise do comportamento, é fundamental, pois tem como objetivo a melhor adaptação do sujeito, com foco na diminuição de comporta-mentos identificados como inadequados e no aumento de comportamentos mais adaptativos e funcionais para o desenvolvimento da criança. Relata-se o caso de um bebê que foi encaminhado para avaliação aos 9 meses de idade e permaneceu por 10 meses em intervenção comportamental, em sua casa e no consultório, associado a orientações da família. Com o decorrer dos meses de intervenção, a criança demonstrou avanços significativos em diversas áreas do desenvolvimento, tais como a habilidade de imitação motora e verbal, contato visual, vocabulário receptivo (referente ao vocabulário isoladamente e também compreensão e res-posta a comandos) e expressivo, comunicação não verbal, habilidade motora, brincar funcional e de atenção compartilhada. 

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DOI: 10.5151/9788580391329-07

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Como citar:

DUARTE, Cíntia Perez; SCHWARTZMAN, José Salomão; MATSUMOTO, Michele Sayulli; BRUNONI, Decio; "DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: RELATO DE UM CASO", p. 46 -56. In: Autismo: Vivências e Caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391329, DOI 10.5151/9788580391329-07