Seduzir para informar: persuasão na linguagem gráfica e o apelo emocional em postagens acadêmicas para o Instagram

Seduzir para informar: persuasão na linguagem gráfica e o apelo emocional em postagens acadêmicas para o Instagram

Ferreira, Jonas da Silva; Lins, Guilherme Ranoya Seixas;

Resumo:

As redes sociais se tornaram espaços de produção e divulgação de conteúdos carregados de linguagem visual, e como já apontava Ferrari (2014), o desejo de consumir e pertencer a esta realidade se intensificou ao longo do tempo. O Instagram, especificamente, não é mais um lugar no qual, exclusivamente, se compartilham fotos casuais tiradas com smartphones, mas também abriga uma variedade de conteúdos com diferentes objetivos.

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As redes sociais se tornaram espaços de produção e divulgação de conteúdos carregados de linguagem visual, e como já apontava Ferrari (2014), o desejo de consumir e pertencer a esta realidade se intensificou ao longo do tempo. O Instagram, especificamente, não é mais um lugar no qual, exclusivamente, se compartilham fotos casuais tiradas com smartphones, mas também abriga uma variedade de conteúdos com diferentes objetivos.

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/9786555503258-06

Referências bibliográficas
  • MULVEY, J. Pictures with words: a critique of Alain-Marie Bassy's
    approach. Information Design Journal. n. 5. n. 2, p. 141-158, 1986.
    PATER, R. Políticas do design: um guia (não tão) global de comunicação
    visual. São Paulo: UBU Editora, 2020.
    RATI, B.; BECCARI, M. A Dimensão Retórica e a Dimensão Discursiva
    no Design Gráfico. In: Revista Brasileira de Design da Informação São
    Paulo. Vol. 17, 2020.
Como citar:

FERREIRA, Jonas da Silva; LINS, Guilherme Ranoya Seixas; "Seduzir para informar: persuasão na linguagem gráfica e o apelo emocional em postagens acadêmicas para o Instagram", p. 162 -185. In: [in] formar novos sentidos – Vol. 4. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503258, DOI 10.5151/9786555503258-06