O Design da Informação na Formação do Docente da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Análise Exploratória da Linguagem Gráfica dos Materiais Didáticos e a Contribuição para o Processo de Ensino/Aprendizagem
O Design da Informação na Formação do Docente da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Análise Exploratória da Linguagem Gráfica dos Materiais Didáticos e a Contribuição para o Processo de Ensino/Aprendizagem
Cabral, Leonardo Rodrigues; Miranda, Eva Rolim;
Resumo:
Este trabalho apresenta o andamento da pesquisa realizada no doutorado, que tem como objetivo investigar sobre a inserção do Design da Informação na formação dos docentes que produzem o próprio material didático e ensinam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua espaço-visual e dinâmica. Depois de uma contextualização sobre a comunidade surda e a criação de sua identidade em torno das línguas de sinais, apresentamos brevemente os objetivos e processos metodológicos utilizados na pesquisa, como revisão bibliográfica sobre materiais didáticos para o Ensino de Libras, entrevistas com docentes da língua e realização de uma oficinacom professores de Libras para inseri-los em práticas e teorias do design da informação. Além disso, abordaremos questões de direitos à inclusão e acessibilidade da comunidade surda em ambientes educacionais e materiais didáticos que auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem da Libras. E por fim, pretendemos apresentar uma reflexão de como o Design da Informação pode contribuir para a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Libras.
0:
Este trabalho apresenta o andamento da pesquisa realizada no doutorado, que tem como objetivo investigar sobre a inserção do Design da Informação na formação dos docentes que produzem o próprio material didático e ensinam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua espaço-visual e dinâmica. Depois de uma contextualização sobre a comunidade surda e a criação de sua identidade em torno das línguas de sinais, apresentamos brevemente os objetivos e processos metodológicos utilizados na pesquisa, como revisão bibliográfica sobre materiais didáticos para o Ensino de Libras, entrevistas com docentes da língua e realização de uma oficinacom professores de Libras para inseri-los em práticas e teorias do design da informação. Além disso, abordaremos questões de direitos à inclusão e acessibilidade da comunidade surda em ambientes educacionais e materiais didáticos que auxiliam nos processos de ensino e aprendizagem da Libras. E por fim, pretendemos apresentar uma reflexão de como o Design da Informação pode contribuir para a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de Libras.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/9786555503463-06
Referências bibliográficas
-
TWYMAN, Michael. A schema for the study of graphic language. In: Paul A. Kolers,Merald E. Wrolstad & Herman Bouma (Eds.). Processing of visible language. NovaYork & Londres Plenum Press, v.1, p. 117-150. 1979.ULBRICHT, Vânia.; FADEL, Luciane. Design para acessibilidade e inclusão; Editorial,São Paulo: Blucher, 2017WANDERLEY, Renata. Uma abordagem para a representação gráfica de ‘açõesdinâmicas’. Dissertação de mestrado. Pós-Graduação em Design. Recife, UFPE,2006.
Como citar:
CABRAL, Leonardo Rodrigues; MIRANDA, Eva Rolim;
"O Design da Informação na Formação do Docente da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Análise Exploratória da Linguagem Gráfica dos Materiais Didáticos e a Contribuição para o Processo de Ensino/Aprendizagem",
p. 94 -114.
In:
Anais III SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2023: DESIGN [em fronteira] 07-11AGOSTO2023.
São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463,
DOI 10.5151/9786555503463-06