Valores

Estramiana, José Luis Álvaro ; Pereira, Cícero Roberto ; Monter, Miryam Rodríguez ; Zlobina, Anna

Resumo:

Ao vincular os valores às necessidades ou às motivações individuais, a maioria das definições aqui apresentadas parecem distanciar os valores do seu aspecto mais central – a sua natureza social, ainda que a importância de fatores sociais para os valores tenha sido realçada nessas abordagens. Uma definição menos individualizante foi proposta por Pereira, Camino e Costa (2005), em que os valores são estruturas de conhecimento socialmente elaboradas sobre como a sociedade deve ser organizada. Para esses autores, os valores expressam os conflitos ideológicos, orientam os comportamentos e estão ancorados nas identidades dos grupos sociais e nos posicionamentos ideológicos derivados dessas identidades (ver Capítulo 10 sobre Identidade Social). Essa abordagem, embora concorde com Schwartz (1992) relativamente a ideia de estudar tipos de valores, distancia-se dele quanto ao pressuposto de que os valores são representantes cognitivos de necessidades individuais. Ao contrário, como afirmam Deschamps e Devos (1993), os valores representam identidades ideológicas dos grupos sociais.

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Psicologia, psicologia social

DOI: 10.5151/9786555502046-06

Referências bibliográficas
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  • Badinter, E. (1985). Um Amor Conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Como citar:

ESTRAMIANA, José Luis Álvaro; PEREIRA, Cícero Roberto; MONTER, Miryam Rodríguez; ZLOBINA, Anna; "Valores", p. 225-254. Psicologia social: temas e teorias. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502046, DOI 10.5151/9786555502046-06