Educação especial e educação do campo: interfaces e o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais
Tartuci, Dulcéria ; Diniz, Rafaela Aparecida Silva Ferreira ; Dias, Rosana Maria Purcina
Resumo:
A partir da interface educação especial e educação do campo, o presente trabalho visa apresentar a análise da inclusão do público alvo de educação especial na educação do campo em Goiás, através das condições de funcionamento de uma escola do campo de um distrito pertencente ao município de CatalãoGoiás. Constatamos que esta instituição oferta serviços de educação especial, por meio dos professores de apoio à inclusão e do atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional, entretanto, ainda permanece as questões focais da escola com relação a escolarização destes alunos e ao trabalho docente nas salas de aulas comuns da rede regular em articulação aos serviços de educação especial, que acabam não sendo signifcativos e o protagonismo não é, na verdade,
a construção do conhecimento escolar.
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DOI: 10.5151/9788580392258-06
Referências bibliográficas
- BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/ legislações. Acesso: 21/03/2011. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a. Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília-DF: MEC/CNE/SEB, 2008b.
Como citar:
TARTUCI, Dulcéria; DINIZ, Rafaela Aparecida Silva Ferreira; DIAS, Rosana Maria Purcina; "Educação especial e educação do campo: interfaces e o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais", p. 81-94. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-06