Predicadores Complexos de Passividade: É Hora de Serem Destacados/Levarem Destaque nas Aulas de Português

Teixeira, Ravena Beatriz de Sousa ; Santos, Deborah Nascimento dos

Resumo:

Neste capítulo, procuramos versar sobre lacunas ainda presentes no que tange ao tratamento das expressões depredicação que possibilitam a configuração de um evento segundo uma perspectiva passiva e tencionamos situar uma associação ainda pouco (ou não) explorada, no âmbito do ensino básico, entre diferentes construções que propiciem uma predicação de passividade por meio de estruturação analítica. Exploramos os porquês atrelados aos seus usos e os significados que abarcam segundo a observação de seu emprego em contextos reais de comunicação.

35 downloads

Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-05

Referências bibliográficas
  • BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. Ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: LUCERNA, 1999.
  • CUNHA, C. & CINTRA, L. F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
  • MACHADO VIEIRA, M. dos S. Predicar com construção com verbo suporte. In: DE PAULA et al. Uma História de Investigações sobre a Língua Portuguesa: Homenagem a Silvia Brandão. São Paulo: Blucher, 2018.
Como citar:

TEIXEIRA, Ravena Beatriz de Sousa; SANTOS, Deborah Nascimento dos; "Predicadores Complexos de Passividade: É Hora de Serem Destacados/Levarem Destaque nas Aulas de Português", p. 109-124. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-05