Lima Barreto e a Representação do Saber e da Educação no Início do Século XX: Uma Proposta de Leitura Interdisciplinar na e para a Sala de Aula

Molina, Márcia A G;

Resumo:

Sabemos que o final do século XIX e o início do século XX constituíram-se em momentos muito peculiares em nosso país: éramos uma República recente, havia pouco também ocorrera a abolição dos escravos, os avanços industriais começavam a penetrar em nossa sociedade. Em relação à escola, muitas reformas surgiam, poucas efetivadas e, ao lado de construções escolares “para serem vistas” coexistiam aquelas de chão batido.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555500875-05

Referências bibliográficas
  • ASSIS, L. M. Lima Barreto – Língua, Identidade e Cidadania. Tese de doutoramento. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Barreto, Lima. Clara dos Anjos. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz Schwarcz (org.). Contos completos de Lima Barreto. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. BOMENY, H.. Encontro Suspeito: História e Ficção. In: Revista Dados –Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, vol. 33, n. 1, 1990.
Como citar:

MOLINA, Márcia A G; "Lima Barreto e a Representação do Saber e da Educação no Início do Século XX: Uma Proposta de Leitura Interdisciplinar na e para a Sala de Aula", p. 93 -106. In: Lima Barreto na Sala de Aula: Primeiros Escritos. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555500875, DOI 10.5151/9786555500875-05