A internalização do conhecimento em energia solar fotovoltaica por meio da gamificação de Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem
Pereira, Natana Lopes ; Oliveira, Graceline de ; Venson, Ramon ; Marcolino, Markson Rebelo ; Simon, Rangel Machado ; Spanhol, Fernando José
Resumo:
O processo de ensino e de aprendizagem na Educação a Distância (EaD) vem evoluindo por meio de novas metodologias de ensino, impulsionadas pela nova forma de aprendizagem, resultante do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A EaD é conceituada por Moore e Kearsley (2010) como o aprendizado que ocorre de forma planejada, onde os atores envolvidos não estão compartilhando o mesmo espaço físico, exigindo assim, técnicas especiais por meio das TIC para interação entre os usuários. Segundo Aires e Leite (2017), para maior colaboração e interação nesse processo entre aluno, professor e tutor, é necessário o incentivo ao uso de recursos tecnológicos dos Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem (AVEA). Os AVEA, segundo Cunha Filho, Neves e Pinto (2001 apud DIAS, 2003), são plataformas de comunicação que possibilitam ensino-aprendizagem por
51 downloads
DOI: 10.5151/9788580393613-05
Referências bibliográficas
- AIRES, S. F; LEITE, J. C. Estudo e implementação de técnicas de motivação no MOODLE. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 37., 2017, São Paulo. Anais. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017. 15 p. Disponível em: <http://csbc2017.mackenzie.br/public/files/14-sbsc/completos/13. pdf>. Acesso em: 5 ago. 2017. ANTONACI, A. et al. Gamification in MOOCs to enhance users’ goal achievement. In: 2017 IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON). 2017, [S.l.] .Anais... [S.l.]: [s.n.], 2017. p. 1654–1662. BIASUTTI, M.; EL-DEGHAIDY, H. Using Wiki in teacher education: impact on knowledge management processes and student satisfaction. Computers & Education, [S.l.], v. 59, n. 3, p. 861-872, nov. 2012. Elsevier BV.
Como citar:
PEREIRA, Natana Lopes; OLIVEIRA, Graceline de; VENSON, Ramon; MARCOLINO, Markson Rebelo; SIMON, Rangel Machado; SPANHOL, Fernando José; "A internalização do conhecimento em energia solar fotovoltaica por meio da gamificação de Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem", p. 133-150. EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-05