Abordagens Formal e não Formal nas Práticas de Educação Sobre Desastres e Ameaças Naturais

Tomás, Lívia Rodrigues; Londe, Luciana de Resende; Pugliese, Lívia Louzada de Toledo;

Resumo:

Desastres provocam grandes perdas humanas e materiais e seus impactos afetam milhares de pessoas a cada ano. O Brasil é um país vulnerável a grande variedade de desastres devido às características de ordenamento territorial e urbano, desigualdade social e grandes extensões a serem monitoradas. As práticas educativas neste tema são uma peça-chave para auxiliar as comunidades a conhecerem os riscos a que estão expostas e a se preparar para reduzi-los e enfrentá-los. A discussão por meio de mídias Sociais (ex. Facebook, Twitter, Instagram) é uma forma de inovação nos métodos de ensino associados a este assunto e também de aproximação com o público em geral, principalmente com o público jovem.

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DOI: 10.5151/9788580394269-04

Referências bibliográficas
  • BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 255p. BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, n. 248, dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:apresentação dos temas transversais, ética. / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a, 146p. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.
Como citar:

TOMáS, Lívia Rodrigues; LONDE, Luciana de Resende; PUGLIESE, Lívia Louzada de Toledo; "Abordagens Formal e não Formal nas Práticas de Educação Sobre Desastres e Ameaças Naturais ", p. 85 -100. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9788580394269, DOI 10.5151/9788580394269-04